Cotidiano

Governadores do Sul defendem reformas

Do Mato Grosso Sul, participou o secretário de Governo, Eduardo Riedel, que representou o governador Reinaldo Azambuja

Curitiba – O esforço empreendido pelos estados frente ao cenário de crise nacional foi um dos temas abordados pelos governadores Beto Richa (Paraná), Raimundo Colombo (Santa Catarina) e José Ivo Sartori (Rio Grande do Sul) durante a reunião do Codesul, em Curitiba, ontem. Do Mato Grosso Sul, participou o secretário de Governo, Eduardo Riedel, que representou o governador Reinaldo Azambuja.

Richa destacou que o atual momento pede mudanças e união entre os estados. “Juntos somos mais fortes e temos como reivindicar o que é de direito dos estados do Sul”, afirmou. Para ele, é preciso ter a coragem de promover as reformas que foram adiadas, como a política, e um dos principais desafios é ampliar o percentual de investimentos dos estados.

“Começamos o ano com muitas dificuldades, mas devemos terminar o ano um pouco melhor”, disse Raimundo Colombo, ao citar a renegociação da dívida dos estados e a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre as greves. “O próximo passo é enfrentar as reformas, como a previdenciária”, afirmou.

 

FINANCIAMENTOS

Beto Richa mencionou a reunião que teve, no último dia 18, em Brasília, com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, para tratar da liberação de empréstimos internacionais do Paraná. Os recursos somam R$ 1,7 bilhão e serão direcionados para as áreas de estradas, infraestrutura de municípios e segurança. “Sofremos um forte bloqueio de recursos federais ao nosso Estado, com discriminação política. Entre 2011 e agosto de 2016, o Paraná ficou em último lugar entre as unidades da federação na autorização de contratação de crédito em relação à receita corrente líquida”, disse.

Richa ressaltou que o Paraná subiu posições na classificação de gestão fiscal da STN, o que o habilita a receber o aval da STN para os empréstimos. O Estado teve sua nota elevada de C+ para B-. Apenas mais dois Estados– Alagoas e Mato Grosso do Sul – melhoraram o desempenho no ranking da STN.

MOÇÃO

Os governadores também assinaram uma moção, que será encaminhada ao presidente Michel Temer, pedindo o descontigenciamento de operações de crédito, junto a bancos de desenvolvimento e agências de fomento, para municípios da região Sul.