Cotidiano

Governadora em exercício conhece Hospital da Criança de Brasília

A governadora em exercício Cida Borghetti conheceu nesta quarta-feira (22) as instalações do Hospital da Criança José Alencar, em Brasília (HCB). O hospital é público – 100 % dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde – mas é administrado pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). 

“O Hospital da Criança de Brasília e a sua forma de administrar são referências no atendimento humanizado às crianças e suas famílias. Um modelo que pode servir de exemplo para unidades no Paraná”, afirmou a governadora em exercício. 

Cida Borghetti caminhou pela unidade acompanhada pelo superintendente executivo Renilson Rehem. Inaugurado em 2011, o HCB já fez 2,8 milhões de atendimentos e oferece vagas em quase todas as especialidades pediátricas. Oferta também hemodiálise, fisioterapia, fonoaudiologia, endoscopia e outras especialidades. Atualmente, cerca de 30% dos atendimentos são na área oncológica. 

AMPLIAÇÃO – A governadora em exercício também visitou as obras de construção do segundo bloco, que vai triplicar a capacidade de atendimento do hospital. 

A unidade é construída e equipada através de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal, a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) e a Organização Mundial da Família (WFO). 

“Essa parceria foi uma alternativa interessante e inteligente do Distrito Federal. Uma união importante entre a sociedade civil organizada e o poder público”, elogiou Cida Borghetti.