Esportes

Governador homenageia paranaense que disputaram o Pan-Americano

Dos 590 atletas da delegação brasileira, 39 nasceram ou treinaram no Estado

Curitiba – O governador Beto Richa recebeu e homenageou, na segunda-feira (3), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, os atletas paranaenses que participaram dos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto. Dos 590 atletas que estiveram no Canadá com a delegação brasileira, 39 nasceram ou treinaram no Estado.

O governador entregou aos atletas um certificado de reconhecimento do Estado pela participação no Pan-Americano e um troféu para cada um deles. O momento foi registrado com fotos do governador com cada um dos jovens.

Os paranaenses conquistaram 25 medalhas – dez de ouro, cinco de prata e dez de bronze. Se fosse um País, o Paraná ficaria em 8º lugar no quadro geral de medalhas, na frente de países como Equador, Chile e Uruguai.

Entre os atletas que participaram da competição, 11 foram bolsistas na edição 2013/2014 do programa TOP 2016 (Talento Olímpico do Paraná), criado pelo governo Beto Richa para fomentar do esporte no Estado. Eles conquistaram sete medalhas na competição.

“É um orgulho o bom desempenho e os excelentes resultados que o Paraná conquistou nesta competição. Afirmo isso em nome de todos os paranaenses. Os atletas paranaenses deram uma grande contribuição ao bom desempenho que o Brasil teve no Pan-Americano. Mostraram a força do esporte no Paraná e o talento e habilidade de cada um”, disse Richa.

Consagração

O secretário do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, disse que será lançado neste ano um número maior de bolsas no TOP 2016.

“É um importante incentivo para o esporte e queremos continuar nesse caminho”, disse ele. “Esses resultados representam a consagração do esporte em nosso estado, mostrando que o trabalho que fazemos fortalecem as práticas desportivas no Paraná”, ressaltou.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)