Política

Governador garante apoio do Estado na urbanização da ocupação Bubas, em Foz do Iguaçu

Com aval da Justiça, Estado e município poderão iniciar a instalação das redes de energia, água e esgotamento sanitário nas residências, além de executar a pavimentação das ruas do local. Cerca de 1,8 mil famílias vivem na área de 40 hectares

Governador garante apoio do Estado na urbanização da ocupação Bubas, em Foz do Iguaçu

Considerada a maior ocupação urbana do Paraná, a área conhecida como Bubas, em Foz do Iguaçu (Oeste), passará por obras de urbanização com apoio do Governo do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu na terça-feira (26) com o prefeito Chico Brasileiro e representantes do Estado para buscar soluções para a área. A estimativa é que cerca de 1,8 mil famílias vivam no terreno de 40 hectares, localizado no bairro Porto Meira.

Ratinho Junior determinou que a Copel e a Sanepar já iniciem as instalações das redes de energia elétrica, água e esgoto nos imóveis, mesmo enquanto ainda tramita na Justiça as questões relativas à indenização dos antigos proprietários do terreno. Além disso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas deve auxiliar a prefeitura de Foz do Iguaçu na pavimentação das ruas do local.

As obras estão previstas para iniciarem assim que a prefeitura concluir o mapeamento da área e o recadastramento dos moradores para atualização de dados, o que dará a dimensão exata do número de famílias e de casas no local.

“Com os imóveis regularizados, os moradores poderão ter acesso aos programas para construir, reformar ou ampliar as suas moradias. Quando a pessoa adquire o direito de ter esse patrimônio, estabelece de vez a sua vida”, afirmou o governador. “O Estado e o município, por sua vez, vão executar as obras de urbanização necessárias para que as famílias da Ocupação Bubas vivam com dignidade”.

FORÇA-TAREFA – Uma força-tarefa foi montada pelo município para atuar no planejamento das obras, com participação de representantes da Fozhabita, das Secretarias Municipais de Assistência Social; de Obras; de Planejamento e de Meio Ambiente, além da Procuradoria-Geral, Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e lideranças comunitárias.

Segundo o prefeito Chico Brasileiro, as ações do Estado e do município têm aval da Justiça para serem realizadas. “Resolvemos a primeira parte, que é a autorização para que a prefeitura e o Estado pudessem agir para melhorar a infraestrutura e levar equipamentos públicos adequados à Ocupação Bubas. O governador garantiu o apoio do Estado e, agora, vamos formatar e executar um bom projeto de reorganização dessa área”, disse.

“Com a confirmação da Justiça para a regularização fundiária dessa área de ocupação, vamos planejar as obras de infraestrutura e implantação dos serviços públicos necessários”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi. “A prefeitura vai apresentar o projeto urbanístico até o final de maio, que inclui o arruamento, tamanho de lotes e números de residências, para que então a Copel e a Sanepar possam fazer a intervenção e dar acesso aos serviços de energia e saneamento”.

PRESENÇAS – Também acompanharam a reunião o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; e os presidentes da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; e da Sanepar, Claudio Stabile.

AEN