Policial

Governador em exercício sanciona mensagem que promove praças da PM

Proposta especifica requisitos para acesso aos cursos de cabos e sargentos

Curitiba – O governador em exercício Ademar Traiano sancionou, na quarta-feira (14), a mensagem que disciplina a promoção dos praças da Política Militar do Paraná. A proposta que trata da promoção modifica diversos dispositivos da Lei nº 5.940, de 8 de maio de 1969, especificando os requisitos para acesso aos Cursos de Formação de Cabos e Sargentos e Cursos Especiais de Formação de Cabos e Sargentos.

“A criação do curso deve motivar os cabos da Polícia Militar com maior tempo de serviço na corporação, refletindo na qualidade de vida e prestação dos serviços executados pelos sargentos junto à comunidade”, disse Traiano.

O governador em exercício destacou que a nova sistemática valoriza o tempo de serviço e a experiência dos PMs.

“No mínimo, 40% das vagas serão reservadas para os policiais mais antigos”, disse.

Traiano também destacou o empenho do deputado Pedro Lupion na aprovação dessa matéria. Além de ter trabalhado pela sua aprovação, Lupion apresentou e aprovou o substitutivo, em forma de subemenda geral. O governador em exercício enfatizou, ainda, que tanto a oposição quanto a situação votaram de forma unânime pela aprovação da matéria.

Pela manhã, Traiano encaminhou para a Casa Civil, junto com o primeiro-secretário da Assembleia, Plauto Miró, a mensagem aprovada pelo legislativo. Ao sancionar a mensagem, no final da tarde, ele destacou a importância do trabalho dos praças da Polícia Militar do Paraná.

“São profissionais que merecem todo o reconhecimento por dedicar suas vidas à segurança da população”, disse.