Cotidiano

Governador de Misiones descarta possível reabertura da fronteira com a Argentina

Ele garantiu que o protocolo atual continuará em vigor, para entrada apenas de itens considerados essenciais, regulamento que está em vigor desde março

Governador de Misiones descarta possível reabertura da fronteira com a Argentina

O governador da Província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad ratificou nessa segunda-feira (7) sua posição de manter as fronteiras fechadas devido ao aumento dos casos de coronavírus no Paraguai e no Brasil. Ele garantiu que o protocolo atual continuará em vigor, neste caso, para entrada apenas para itens considerados essenciais, regulamento que está em vigor desde 20 de março, quando foi decretada a quarentena total para deter o avanço do coronavírus no país e que, entre as medidas, determinou o fechamento de fronteiras para fins de saúde.

Neste sentido, o dirigente provincial afirmou que “o ambiente regional é mais complexo”, referindo-se ao aumento das infecções nos países vizinhos, o que está causando preocupação na Argentina.

Ao mesmo tempo, ele se referiu à situação da saúde no Brasil, que também teve nos últimos dias mais infecções da doença que mantém o mundo em suspense. “O Brasil está em alerta igual ou superior com restrição de atividades noturnas em cidades que fazem fronteira com Misiones”, acrescentou o governador, referindo-se às restrições impostas em Foz do Iguaçu a todas as atividades de lazer que envolvam multidões das 23h às 5h, após registrar mais de mil casos da doença em apenas cinco dias.

Por isso, considerou fundamental manter os protocolos vigentes até o momento sobre o assunto, no esforço de preservação da população. Ele destacou o esforço no cuidado realizado pelos cidadãos para o cumprimento das medidas de saúde.

Nesse sentido, ele especificou que Misiones também teve um aumento no número de infecções nos últimos meses “que, embora estáveis, permitem lidar com a epidemiologia com um sistema de saúde que responde bem”.

Portanto, Herrera Ahuad insistiu na necessidade de fortalecer os cuidados de saúde para evitar novas infecções. “Estamos em pouco tempo, segundo informações oficiais, para aplicarmos a vacina contra o coronavírus, que embora não seja a solução para isso, é uma ferramenta que teremos para dar maior segurança sanitária à nossa população”, frisou.

“Devemos retribuir com políticas públicas que gerem certeza para onde vamos. Não podemos gerar da noite para o dia uma abertura de todos os níveis, nas questões internacionais, e que em locais onde ainda são muito complexos, e estão tendo uma segunda vaga, estão tendo um recrescimento que pode impactar Misiones ”, disse. .

Análise de turismo

Outro dos pontos que o governador abordou foi em torno do movimento turístico na província, após a reabertura ao turismo nacional.

“Há um bom movimento turístico, estimando-se ser o fim de semana prolongado com maior número de pessoas após o início da pandemia, com um bom percentual de ocupação nos diferentes municípios. Posadas, por exemplo, teve muito público”, disse Herrera Ahuad.

Sobre a chegada de visitantes de outras partes do país, destacou o cumprimento das normas impostas pela Província para garantir a segurança sanitária. “Não há nenhum problema. Os visitantes trazem os resultados do covid-19 negativo na mão e isso é bom, porque semeia a responsabilidade de quem chega”, explica. Neste ponto, ele pediu “ao morador local a mesma responsabilidade que tem nos lugares da província”.

E comentou: “Se chegamos a esta fase de abertura a todos os níveis da economia, do turismo e da indústria, é pela responsabilidade social que exerce. É uma etapa de extrema mobilidade no mundo, por isso pedimos à população a máxima responsabilidade pelo enorme esforço que foi feito em um ano e chegamos a um ponto onde a responsabilidade social prevalece mais do que tudo”.


Fonte: Portal da Cidade com El Territorio