Cotidiano

Governador da Carolina do Norte declara estado de emergência em Charlotte

CHARLOTTE, EUA – O governador da Carolina do Norte, Pat McCrory, declarou na madrugada desta quinta-feira estado de emergência, em meio à tensão na cidade de Charlotte, Carolina do Norte.

Depois de violentos confrontos entre policiais e manifestantes após a morte de um homem negro por policiais, novos protestos voltaram a levar confusão e tiveram uma pessoa baleada, além de outras atingidas por gás lacrimogêneo. Também foram registrados saques e depredações a vidraças.

“Declarei estado de emergência e iniciei esforços para enviar a Guarda Nacional e a Patrulha Rodoviária para ajudar na aplicação da lei em CLT (Charlotte)”, tuitou McCrory.

Depois de informar que um manifestante havia sido morto a tiros, a prefeitura divulgou em sua conta no Twitter que o indivíduo está, na verdade, gravemente ferido.

“O cidadão que sofreu um ferimento a bala durante os protestos está com suporte vital, em condição crítica. Não morto”, esclareceu a prefeitura, em um tuíte.

Pouco antes, as autoridades municipais haviam informado que o tiroteio aconteceu “entre civis” e que a Polícia não abriu fogo.

Um homem caiu no chão, deixando um rastro de sangue na calçada. Testemunhas disseram que o indivíduo foi levado para dentro do hotel pelos policiais.

“Estamos trabalhando para trazer paz e calma à nossa cidade. Sabemos que essa não é Charlotte”, declarou a prefeita Jennifer Roberts, em entrevista à rede CNN, pedindo à população que se mantenha em casa e fora das ruas.

“Diga a todo mundo que violência não é a resposta”, completou.