Policial

Governador autoriza nomeação de 186 novos escrivães da Polícia Civil

A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (10)

Governador autoriza nomeação de 186 novos escrivães da Polícia Civil

Curitiba – O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a nomeação de 186 candidatos aprovados em concurso público de 2018 para o cargo de Escrivão de Polícia, do Quadro Próprio de Pessoal da Polícia Civil. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (10).

De acordo com o governador, a contratação de novos profissionais vai melhorar a estrutura disponível na solução dos crimes, desafogando o trabalho da corporação. “Essa contratação reforça o efetivo da Polícia Civil em todo o Estado. Era um compromisso que assumimos e que agora se efetiva”, afirmou.

Os escrivães nomeados iniciaram em abril um curso de capacitação na Escola Superior da Polícia Civil, recebendo o título de especialização. Os policiais serão distribuídos nas delegacias de polícia de Curitiba e região, além de cidades do interior do Estado, conforme a necessidade.

O delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach, afirmou que a convocação resolve o déficit de pessoal da instituição: “A falta de escrivães era um problema histórico. Essa nomeação reafirma que a segurança pública tem sido tratada como uma das principais prioridades do governo do Estado”, destacou. “É um reforço de efetivo significativo que, em curto prazo, trará mais agilidade e eficiência ao trabalho da Polícia Civil”.

O concurso, realizado em 2018, recebeu 41.163 inscrições. Foram aprovados 633 profissionais após cinco fases de provas. O certame foi organizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Além dos nomeados agora, outros 14 profissionais ainda deverão ser chamados.

 

Capacitação

Em setembro, a Polícia Civil ainda lançou um calendário anual de cursos de aperfeiçoamento. Serão mais de 100 oportunidades para servidores do interior e da Capital até o fim de 2021. A lista prevê 31 tipos de qualificação para os policiais civis distribuídos em sete áreas. A maior parte (61) será ministrada no interior, outros 43 em Curitiba e cinco na modalidade de ensino a distância.