Esportes

Governador assina termos para instalação de arenas

Curitiba – Foram assinados na manhã de ontem, no Palácio Iguaçu, os termos de doação para instalação de cinco arenas multiuso, que serão montadas nos municípios do Estado. A iniciativa inédita no País foi desenvolvida pela Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná com objetivo de incentivar a prática esportiva.

O projeto é uma das ações do programa “Paraná Mais Esporte” e a primeira Arena já se encontra instalada no complexo do Ginásio Tarumã, em Curitiba. “Trata-se de uma proposta engenhosa e inovadora, que usa a criatividade para estimular o esporte”, disse o governador Beto Richa. "A Arena Multiuso tem grande potencial de mobilizar jovens, adolescentes e pessoas de todas as faixas etárias para a prática esportiva”, completou.

As cidades contempladas nesta etapa foram Almirante Tamandaré, Mandirituba, Araucária, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. Vários municípios do estado vão receber as arenas durante este ano.

"Quando um município se preocupa em investir no esporte demonstra que pensa no futuro, principalmente, dos jovens e das crianças. Pelo esporte a criança só aprende coisas boas, além de ser um momento importante de lazer", disse o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício.

Parcerias e meio ambiente

O projeto existe por meio de parceria do governo do Estado com as prefeituras, que cedem o terreno para que a secretaria estadual instale os equipamentos, que possuem estruturas de alambrados, arquibancadas e gramado sintético e podem ser utilizados para a prática de diversas modalidades. As Arenas Multiuso são transportadas em dois contêineres, incorporados à estrutura para funcionarem como vestiários, lanchonetes ou depósito de materiais. O gramado sintético das arenas multiuso é certificado pela Fifa e conta com um sistema de absorção de impacto feito de borracha de pneu reciclada.