Variedades

Gota D’Água integra programação desta terça

Gota D’Água, do Circo Ático, às 20h, no Teatro Municipal de Toledo, é um dos espetáculos que serão apresentados nesta terça-feira durante a programação da 12ª Mostra de Circo Social e 5º Festival Nacional de Circo, de 24 a 28 de setembro, em Toledo. O evento foi aberto oficialmente ontem com o espetáculo Role na Capoeira, do Circo da Alegria. Ao todo, 27 grupos de projetos sociais de Toledo e da região estão participando da Mostra, que conta com sessões diárias às 9h e às 14h, no Teatro Municipal.

Paralelamente, durante o dia e à noite, todos com acesso livre, estão sendo realizados diversos espetáculos, reunindo artistas locais e também de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, bem como de Curitiba, Londrina, Campo Mourão entre outras cidades do Paraná.

Nesta segunda noite do Festival, o palco será novamente para os artistas da casa. O Circo Ático é um grupo independente, formado por ex-integrantes do Circo da Alegria. Com direção de Paula Bombonatto e um grande número de artistas, o espetáculo nasceu a partir da inquietação do grupo de realizar um trabalho que demonstrasse a sua preocupação com o meio ambiente, onde o circo, a dança e a poesia se misturam em cena. “É um espetáculo muito bonito, com uma riqueza de figurinos, adereços e detalhes, que enriquecem o espetáculo”, comenta Paula Bombonatto, que também é responsável pelas coreografias, figurinos e adereços. A direção do grupo é de Dado Guerra e Tânia Piazzetta

A mostra e o festival

A 12ª Mostra de Circo Social de Toledo e o 5º Festival Nacional de Circo são uma realização do Circo da Alegria, Prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação, Escola Municipal Anita Garibaldi e Circo Ático, com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Esportes, Segurança e Trânsito (Guarda Municipal), Cozinha Social e Câmara de Vereadores de Toledo.

Adorável Companhia

A Adorável Companhia, de Guapimirim, do Rio de Janeiro, apresenta-se novamente nesta terça-feira, às 9h, no Circo da Magia, no Jardim Coopagro. O grupo esteve no local na segunda-feira à tarde e volta novamente em cena para mais uma sessão no picadeiro da Escola Municipal Waldyr Luiz Becker, onde funciona um dos projetos sociais de circo de Toledo. Comicidade, música ao vivo, instrumentos excêntricos, acrobacias, danças, paródias de personagens infantis são trazidos em cena neste espetáculo que encanta o público, num vigoroso trabalho físico, em uma dramaturgia desenvolvida pela ação e pautada no jogo clássico da dupla de palhaços, alcançando espectadores de todas as idades.

Menor circo do mundo

Você já pensou no menor circo do mundo? Assim é o Cirquin di Bolso, da Companhia Palhaços a Rigor, de Curitiba, que se apresenta nesta terça-feira, 25, às 16h, no Picadeiro do Circo da Alegria. O espetáculo traz como compromisso não ser um dos maiores mais um dos menores circos do mundo. Com sua pequena lona e seu minipicadeiro, Cirquin di Bolso traz ao público o seu grande espetáculo com palhadas, acrobacias, equilíbrios, malabares, desafios e piolho, para fazer a plateia se divertir muito.

Los Circo Los

Nesta terça-feira, 25, a programação vai mais uma vez para o interior do Município. O grupo Los Circo Los, de Campinas, São Paulo, que se apresentou na segunda-feira em Ouro Preto, estará nesta terça-feira em Vila Nova. A apresentação será às 20h, no Centro de Eventos de Vila Nova. Em uma roda, os espectadores são instigados pela presença de três malas. Dois artistas chegam a uma praça para fazer um grande espetáculo. O palco, como um picadeiro de circo, é o espaço propício para a demonstração de suas habilidades. Na cola desta dupla, que exala a graciosidade dos tradicionais narizes pintados do picadeiro, a plateia vive instantes de queixo caído, de romance e de tensão. Todas as manobras feitas têm uma evolução rítmica e refletem o próprio jogo entre os personagens. O jogo cômico entre os atores, Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri, faz com que seja uma obra aberta à improvisação e ao erro. A direção é de Ésio Magalhães.

Exposição mostra figurinos e adereços

Uma exposição no hall de entrada do Teatro Municipal mostra fotos, figurinos e adereços utilizados em espetáculos do Circo da Alegria em eventos anteriores. A exposição integra a 12ª Mostra de Circo Social e 5º Festival Nacional de Circo, que começaram ontem e estendem-se até sexta-feira (28), em Toledo, com diversas atrações, todas gratuitas.

A exposição, no hall de entrada do Teatro Municipal, traz alguns registros fotográficos e peças de roupas e adereços. “São trabalhos muito bonitos de outros espetáculos que mantemos guardados. São desde fotos até desenhos de roupas, que servem de inspiração para outros grupos, vendo todo o processo, desde o início com os desenhos às peças e os artistas em cena. Isso serve de inspiração para outros grupos e também para que pessoas que já passaram pelo Circo da Alegria”, comenta Paula Bombonatto, organizadora que conferiu de perto os últimos detalhes da montagem da exposição e seleção final das peças.

A Mostra será durante o dia, com sessões às 9h e às 14h, no Teatro Municipal de Toledo.