Cotidiano

Google rejeita formalmente acusações antitruste da UE

2016 882509665-2016 882441053-ahi_j0168.jpg_20160122.jpg_20160123.jpgBRUXELAS – A Google rejeitou formalmente nesta quinta-feira as acusações da União Europeia, segundo a qual a companhia americana privilegia seu serviço de compras e bloqueia rivais nos anúncios associados à sua ferramenta buscas. A rejeição formal da Google abre espaço para que os reguladores europeus decidam sobre o assunto no ano que vem, potencialmente aplicando multas pesadas.

A refutação da gigante americana de tecnologia aconteceu seis anos após a Comissão Europeia ter aberto uma investigação provocada por queixas de rivais como a Microsoft e um grupo de concorrentes europeias e americanas.

O regulador da União Europeia deu sequência com uma acusação de prática anticompetitva contra a companhia de Mountain View em abril do ano passado, a qual acrescentou novas evidências em julho deste ano. Ao mesmo tempo, o órgão também formulou uma acusação separada contra o serviço de publicidade on-line da Google AdSense for Search.

O advogado da Google, Kent Walker, afirmou no blog da companhia que as acusações não tinham base econômica, legal ou factual e que as ações da empresa foram motivadas pelos interesses dos usuários, não por qualquer plano para prejudicar adversários.

?Nós nunca comprometemos a qualidade ou a relevância das informações que exibimos. Pelo contrário, nós a melhoramos. Isto não é ?favorecimento?, é apenas ouvir nossos clientes?, disse Walker.

O braço executivo da UE disse que recebeu a resposta da Google.

? Em cada caso, nós consideraremos a resposta da Google antes de tomar quaisquer decisões sobre como proceder e não podemos, nesse estágio, prejulgar o resultado da investigação ? disse o porta-voz da Comissão, Ricardo Cardoso, em e-mail.