Cotidiano

Google lança app de mensagens Allo, uma aposta na inteligência artificial

2016 940179324-201609210103099139_AP.jpg_20160921.jpgSÃO FRANCISCO – A Google lançou nesta quarta-feira o Allo, um aplicativo de mensagens que incorpora a ferramenta de buscas da gigante da internet e um chat com um sistema que permite ao app aprender como a pessoa escreve, recorrendo à inteligência artificial.

Assim, graças à ferramenta ?Smart Reply? (algo como ?resposta inteligente?), ele analisa a mensagem recebida e pode identificar o conteúdo e responder com a risada mais comum do usuário (?kkkk? ou ?hahaha?). E, se alguém enviar a foto de um sorvete, ele pode sugerir como resposta ?delicioso?, ou ?eu quero?.

O app foi apresentado em maio, mas só agora houve o lançamento. Ele vai concorrer com WhatsApp e Facebook Messenger. O Allo chega um mês depois do Duo, aplicativo de chamadas de vídeo da Google apresentado na mesma ocasião.

O Allo inclui também uma janela de chat com o Google Assistant, um assistente pessoal virtual como a Siri, da Apple. Para ?convocar? essa ajuda, basta que o usuário escreva @google em um chat seguido de uma busca, e os resultados aparecerão na mesma tela da conversa.

?(O app) melhora à medida que vai sendo usado?, explicou Amit Fulay, gerente de produto da Google, em uma postagem de blog.

Outra ferramenta permite que o usuário cole stickers, desenhe ou escreva em cima das fotos antes de enviá-las pelo app ? algo similar ao que pode ser feito no Snapchat.

Assim como outros aplicativos de troca de mensagem, o Allo terá criptografia de ponta à ponta. Mas, diferentemente do WhatsApp, que usa esse tipo de encriptação em todas as conversas, no app da Google isso só vale naquelas trocadas no modo ?incógnito?.

Apesar do lançamento oficial, o Allo ainda está indisponível em alguns países ? como o Brasil. Segundo a Google, o aplicativo estará disponível em todo o mundo dentro de alguns dias.