Cotidiano

Google ganha tempo para responder à acusação da UE sobre Android

262981176_1-5.jpgBRUXELAS – A Google, da Alphabet, ganhou mais três semanas para responder a acusações antitruste de que teria abusado da dominância de seu sistema operacional Android para aparelhos móveis para estrangular os rivais, disse a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE).

A gigante de tecnologia americana deveria apresentar uma resposta nesta terça-feira, mas disse precisou de mais tempo e que responderá em 7 de outubro, a terceira extensão do prazo, disse um porta-voz da Comissão.

A Comissão acusou a Google em abril por prejudicar consumidores, ao exigir que as fabricantes de celulares instalam previamente o Google Search e o navegador Google Chrome em seus smartphones para garantir acesso a outros aplicativos da empresa.

MUDANÇAS NAS PRÁTICAS EMPRESARIAIS

“Nós confirmamos que o novo prazo estabelecido pela Comissão é 7 de outubro”, disse o porta-voz da Comissão Europeia. “O Google pediu mais tempo para revisar os documentos dos arquivos do caso”.

O maior mecanismo de buscas da internet também pediu e obteve uma extensão para responder em 13 de outubro a uma acusação de favorecimento de seu serviço Google Shopping em relação a rivais nos resultados de buscas na internet.

A Google pode ser multada em até US$ 7,4 bilhões, ou 10% de seu faturamento global, por cada acusação. A companhia ainda pode ser forçada a alterar suas práticas empresariais se for considerado culpado por infringir regras da UE, negou previamente qualquer delito.