Cotidiano

Google diz que investigação da UE ?não se encaixa na realidade?

262981176_1-5.jpgLUXEMBURGO – O Google criticou as alegações da União Europeia de que a ferramenta de busca teria distorcido os resultados de pesquisas relacionadas a compras para favorecer serviços da própria gigante. A empresa alega que os reguladores falharam em ver que a gigante está competindo diretamente com gigantes do e-commerce como Amazon e eBay.

A empresa de tecnologia disse, nesta quinta-feira, que faltam evidências às alegações da Comissão Europeia (braço Executivo da UE), e que estas podem prejudicar os usuários em favor ?de um pequeno número de sites?. As afirmações foram feitas em um post de blog no qual a Google detalha sua resposta às objeções antitruste da Comissão a respeito de seus serviços de comparação de compras e o AdSense.

?O caso revisado da Comissão ainda se apoia em uma teoria que não se encaixa na realidade de como a maioria das pessoas faz compras on-line?, afirmou Kent Walker, vice-presidente sênior e conselheiro geral da Google, no texto publicado no blog.

O Google enfrentou quatro queixas antitruste desde que o órgão regulador iniciou sua primeira investigação sobre a empresa, em novembro de 2010. Em uma resposta anterior, o Google ridicularizou como sendo ?peculiar e problemático? um primeiro registro de objeções sobre a forma como mostra os resultados das buscas na ferramenta.

A Comissão revisou os termos relativos ao caso das compras em julho, dizendo ter ?uma ampla gama de evidências adicionais e informações? de que a Google favorece, sistematicamente, seu próprio serviço de comparação de compras nos resultados de pesquisas, e que rivais menores perdem tráfego quando aparecem em posições mais baixas na lista de resultados.

Contudo, Walker sustenta no post que ?simplesmente não há correlação significativa entre a evolução de nossos serviços de buscas e a performance de sites de comparação de preços?.

A Comissão disse que recebeu as respostas do Google e vai ?considerar cuidadosamente? as afirmações ?antes de tomar qualquer decisão sobre como proceder?.