Cotidiano

Google cria adesivo para grudar pedestre atingido por carro autônomo

Patente.jpg

RIO – A Google garante que seus carros autônomos são mais seguros do que os convencionais, mas a gigante tecnológica também está se preparando para acidentes. A empresa patenteou o design de uma camada adesiva para ser acoplada na parte da frente do automóvel, com o objetivo de “minimizar os ferimentos” de um pedestre eventualmente atropelado.

A invenção funciona mais ou menos como aquele adesivo para colar moscas. Em vez de se chocar com o carro e ser atirado para o alto ou projetado para frente, a vítima de atropelamento ficaria grudada no veículo até este reduzir a velocidade e parar.

“No evento de uma colisão entre um carro e um pedestre, o ferimento no pedestre é frequentemente causado não apenas pelo impacto inicial do veículo no pedestre, mas também pelo segundo impacto entre o pedestre e a superfície da estrada ou outro objeto”, explica a patente. “O adesivo gruda o pedestre no veículo para que ele permaneça com o carro até o mesmo parar”.

A Google tem 57 carro autônomos. Acidentes já aconteceram, mas a maior parte deles aconteceram quando outros motoristas se chocaram com a traseira dos carros inteligentes.