Cotidiano

Google começa esforço publicitário para vender celular Pixel

SÃO FRANCISCO – O novo smartphone Pixel, do Google, está pronto para um início de comercialização rápida, com a empresa investindo US$ 3,2 milhões em anúncios de televisão em dois dias desde que anunciou o aparelho. Executivos de marketing do Google esperam investir centenas de milhões de dólares a mais para acompanhar as rivais Samsung Electronics e Apple.

O lançamento do primeiro telefone que o Google projetou por si próprio coloca a empresa em competição direta com as duas fabricantes de smartphones dominantes do mercado. Embora a marca do Google seja conhecida ao redor do mundo e o sistema operacional Android esteja na maioria dos smartphones do mundo, incluindo os da Samsung, ele não é conhecido como uma marca de aparelhos de consumo. A empresa já fez tentativas, como o Chromecast, mas nada deste tamanho.

? Esta é a primeira vez que estão em posição de se vender para as pessoas, em vez de se vender para marcas ? disse Rachel Pasqua, da agência de publicidade MEC Global, sediada em Nova York.

O Google não quis discutir quanto investirá em publicidade para o Pixel, mas o vice-presidente de gestão de produtos da companhia, Mario Queiroz, disse que era “uma campanha de marketing muito significativa”.

Ele disse que o Google poderá comprar anúncios durante os jogos de futebol americano exibidos durante o feriado de Ação de Graças. Tais espaços custam cerca de US$ 1 milhão, segundo uma compradora de mídia que pediu para não ser identificada.

Além disso, a operadora americana Verizon, que detém exclusividade sobre o Pixel nos EUA, fará um investimento próprio significativo em propaganda em televisão, marketing digital e mídia social, disse o vice-presidente de promoção de aparelhos, Jeff Dietel.

O Pixel será lançado em 20 de outubro e ao longo dos dois dias de lançamento do Google, quando a companhia deverá investir pesado em publicidade, a Apple vai gastar US$ 2,45 milhões e a Samsung US$ 1,4 milhão, segundo o iSpot.tv.

? Quando você tem uma marca inferior, é OK se comparar com alguém para você se elevar ? disse Mike McKay, vice-presidente de criatividade da Eleven Inc, uma agência de São Francisco que trabalha com a Apple. ? Mas quando você é uma marca tão forte como o Google, você tem que encontrar sua própria voz.