Cotidiano

Golpistas roubam auxílio e FGTS de trabalhadores

Fraudadores usam o CPF da vítima e um email falso para acessar as contas

Golpistas roubam auxílio e FGTS de trabalhadores

Cascavel – A criação das contas digitais para ajudar aqueles que não tinham acesso ao sistema bancário e precisavam receber o auxílio emergencial pago em decorrência da pandemia do novo coronavírus pode ter deixado milhares de vítimas. São trabalhadores que descobriram, quase que ao acaso, que perderam parte do seu FGTS, sacado por golpistas.

Verdadeiras quadrilhas têm conseguido acessar o fundo trabalhista, e até mesmo desviar auxílio emergencial. Tudo isso debaixo das barbas da Caixa. Isso porque basta um pouco de disposição do golpista e o CPF da vítima para que ele faça a festa com o dinheiro alheio.

O banco não confirma quantos casos de golpes dessa natureza já foram identificados, mas a estimativa da Polícia Federal é de que 600 contas sejam saqueadas por semana em todo o País.

Por nota, a Caixa informou que atua conjuntamente com a Polícia Federal e os demais órgãos de segurança pública na identificação de casos suspeitos e na prevenção dessas fraudes.

A ação dos criminosos muitas vezes começa com envio de um link por aplicativos de conversas ou outras redes sociais “disfarçados” de promoções, sorteios, ou se passando pelo próprio banco pedindo para que a vítima se cadastre para começar a receber supostos benefícios. Após responder as perguntas, a pessoa é direcionada a uma página falsa, em que os golpistas solicitam os dados que precisam para criar um email falso no aplicativo da Caixa e a partir de então conseguem ter acesso a todo dinheiro que estiver disponível.

Uma das vítimas conta que, ao checar o saldo do FGTS, percebeu que um saque havia sido realizado na sua conta. Foi quando identificou o problema. Ao alertar amigos, descobriu que várias outras pessoas passaram pela mesma situação.

Um funcionário da Caixa disse, em condição de anonimato, que a fraude se tornou rotina e revela que, devido ao grande número de fraudes envolvendo a conta social, não é mais possível fazer atualização de cadastro via internet. Agora, só é feito por meio de atendimento presencial em uma agência.

Como funciona

O saque de até R$ 1.045 de contas ativas ou inativas do FGTS foi liberado pelo governo federal com objetivo de reduzir o impacto econômico causado pela pandemia. Desde junho, os trabalhadores que possuem saldo receberam o valor em conta poupança e em conta digital.

Além do Auxílio Emergencial, a Caixa realiza a abertura automática digital de contas para os saques do FGTS e, em alguns casos, para o BEM (Benefício Emergencial). Na data marcada para o trabalhador sacar o dinheiro, a quantia é transferida para a conta digital aberta pela Caixa em nome do trabalhador.  Quando isso acontece, os golpistas retiram ou transferem o valor por meio de pagamentos de boletos gerados por contas como PicPay e Mercado Pago. Ao sacar, o beneficiário se vê sem o dinheiro.

Por nota, a Caixa esclareceu que “a escolha dos procedimentos adotados para cadastros e pagamentos dos auxílios e dos benefícios segue as orientações dos órgãos de controle e de segurança, considerando o enfrentamento da pandemia e as limitações de recursos da população beneficiada”.

O sistema é frágil?

De acordo com a polícia, os golpistas identificam uma fragilidade no sistema de pagamento porque, para acessar a conta digital, basta o número do CPF e um e-mail. Os fraudadores descobrem como ter acesso a esse dinheiro antes mesmo de o trabalhador conseguir se cadastrar.

Por meio de nota, a Caixa informou que busca ampliar os critérios de segurança de acesso ao aplicativo constantemente e que, inclusive, nos últimos dias foram implantadas melhorias importantes usando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a ocorrência de fraudes. “A Caixa esclarece que, para conter as ações dos fraudadores, diversos mecanismos têm sido constantemente implantados pelo banco, dentre os quais destacamos a validação digital de dados dos clientes, documental por imagem; monitoramento de cadastros e transações e atuação junto à Polícia Federal para investigar as ações das quadrilhas”, diz a nota.

O que fazer em caso de fraude

Para saber se foi vítima de golpe, é preciso que o trabalhador confira o saldo do FGTS, acessando a conta pelo aplicativo FGTS, pelo site caixa.gov.br ou ainda pessoalmente, em uma agência da Caixa.

A pessoa também deve verificar frequentemente se o CPF e o e-mail que estão cadastrados estão corretos.

Uma das maneiras de garantir que o saldo não seja movimentado por terceiros é informar ao banco que você não deseja sacar o valor liberado.

A Caixa orienta que, em caso de saques indevidos, o beneficiário deve fazer a contestação diretamente em qualquer agência e abrir um processo de contestação do saque, para isso é preciso ter o CPF em mãos.

Quando há comprovação de saque fraudulento, a Caixa devolve o dinheiro ao beneficiário. Contudo, o banco não informou quanto tempo esse processo demora nem quanto já foi devolvido nessas condições.

Caso o pedido seja negado, é possível solicitar reanálise na própria agência.

Esse tipo de crime é considerado estelionato.  Ele ocorre quando uma pessoa usa o engano ou a fraude para levar vantagem ou lesar alguém convencendo a vítima a lhe dar dinheiro, repassar dados, objetos pessoais ou outros bens.

Quando o cidadão se dá conta de que foi vítima do crime, na maioria das vezes não sabe o que fazer. O Boletim de Ocorrência pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia da cidade, mas, nesse tipo de golpe envolvendo auxílios, benefícios, FGTS e Caixa, o primeiro passo é acionar a agência bancária, que vai tomar as primeiras providências.

Por se tratar de uma organização federal, os casos são encaminhados diretamente para a Polícia Federal.

Cuidados que devem ser tomados

* Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos

* Não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp, páginas da internet ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber

* Desconfie de informações sensacionalistas, sorteios e das “oportunidades imperdíveis”

* Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador coletando informações de navegação e dados do usuário

* A Caixa lembra que jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual. O banco também não envia SMS com link e só encaminha emails se o cliente solicitar.