Policial

Golpistas buscam parentes de mortos pela covid-19

Familiares de pessoas que faleceram há pouco tempo estão sendo procurados por golpistas

Golpistas buscam parentes de mortos pela covid-19

Um novo golpe foi identificado em Cascavel. Familiares de pessoas que faleceram há pouco tempo estão sendo procurados por golpistas. Os criminosos focam inclusive de parentes de quem morreu por covid-19, já que muitos doentes passam tempo intubados e não têm tempo para passar detalhes de suas finanças antes de falecer.

Os golpistas fazem contato com os familiares, por meio de carta, dizendo que o falecido tinha ações (geralmente da Embraer) e que estava tentando reavê-las. Só que, para isso, a família precisa depositar uma pequena parcela do valor para que o montante seja liberado.

Um caso recente aconteceu com uma família de Cascavel. A vítima, que pediu para não ser identificada, conta que o marido morreu há quase três meses de câncer, mas a carta dos golpistas foi postada no dia 11 deste mês, informando sobre as ações da Embraer.

Ela desconfiou: “O envelope branco – não era timbrado – foi encaminhado para meu antigo endereço. Recebi quando fui até lá para pegar algumas cartas. Abri, li e estranhei logo de cara, por vários motivos. Neste caso, o remetente era a Embraer. Desconfiei porque não referenciava o nome completo da empresa, não possuía número de contrato nem utilizava uma linguagem formal. O texto era mal redigido e com erros grosseiros de português”, explica.

A primeira atitude dela foi consultar o endereço que constava no envelope. “Acessamos a internet e procuramos o endereço e o telefone e dava em uma lanchonete em São Paulo. Realmente se tratava de uma tentativa de golpe”, conta.

Ela lamenta o crime: “É muito triste, porque as famílias fragilizadas pela perda podem cair no golpe e se fragilizar mais ainda, inclusive financeiramente também”.

 

Como funciona

Na carta, os golpistas informam o valor de supostas ações que a pessoa possuía e pedem 1% sobre o total para organizar o processo mais 6% após finalizar a venda das cotas. E dizem ter compradores interessados.

O advogado criminalista Luciano Katarinhuk alerta que é preciso ficar atento, já que muitas pessoas podem cair facilmente no golpe. “É preciso checar as informações e todos os dados de quem os procura. Quando se faz isso com pessoas que já faleceram, induzem a família ao erro, pois ela pode acreditar que a pessoa que morreu realmente possuía tais ações e que antes de morrer estava correndo atrás disso. Para não correr o risco de perder os valores, acabam depositando na conta dos golpistas. É importante que as pessoas fiquem atentas para não serem lesadas”.

Outra atitude importante é procurar a delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência: “Procurando a polícia e registrando o BO, as autoridades podem reunir informações para prender os criminosos golpistas em razão do modus operandi. Muita gente não registra e isso faz com que o golpe continue ativo, vitimando quem não é prudente”, orienta Katarinhuk.