Cotidiano

Golfinhos falam quase como humanos, diz pesquisa

20140617100617-57160.jpg RIO- Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Reserva Natural de Karadag, na Crimeia, revelou que golfinhos são capazes de se comunicar quase como seres humanos. O estudo observou que os animais têm comunicação altamente desenvolvida, como se conversassem uns com os outros. animais

Segundo os cientistas, esses animais emitem um conjunto de sons, equivalentes a cinco palavras, que são ouvidos por completo por outros golfinhos antes de serem respondidos. Ou seja, é como se os animais estabelecessem um diálogo.

“Essencialmente, essa troca de parece com uma conversa entre duas pessoas. Podemos considerar que cada som representa um fonema ou uma palavra da linguagem falada dos golfinhos” escreveu Vyacheslav Ryabov, um dos autores do estudo.

Para realizar a pesquisa, os cientistas observaram dois golfinhos (um macho e uma fêmea) durante 20 anos em uma piscina. No local, que mede 27 metros por 9,5 metros e tem 4 metros de profundidade, os pesquisadores instalaram um equipamento capaz de captar os sons emitidos pelos golfinhos e, a partir daí, conseguiram identificar os padrões de comunicação.

“Essa linguagem apresenta todo o desenho existente na língua humana falada, isso indica um alto nível de inteligência e consciência nos golfinhos. Essa linguagem pode ser considerada altamente desenvolvida, semelhante à comunicação humana”, afirmou a pesquisa.

Apesar de semelhante à linguagem humana, a fala dos golfinhos infelizmente não está disponível para os nossos ouvidos. Os pesquisadores explicam que por estarem em uma frequência diferente daquela captada pela audição humana, o que nos impossibilitaria de ouvi-la.