Cotidiano

Golfinho considerado extinto pode ter retornado a rio na China

20081106004403244rts.jpg

RIO ? Uma década após ser declarado funcionalmente extinto, o golfinho-lacustre-chinês, conhecido popularmente como baiji, pode ter retornado ao seu habitat, o rio Yangtzé. De acordo com o diário ?South China Morning Post?, um grupo de ambientalistas voluntários afirma ter avistado o animal na semana passada, perto da cidade de Wuhu, na província de Anhui.

Segundo o relato, uma criatura cinza e branca, com focinho longo, foi visto saltando da água três vezes, a cerca de 300 metros do barco. Os voluntários imediatamente colocaram um sonar na água na esperança de gravar sons do animal, mas não tiveram tempo para fotografar. Os dados foram encaminhados para análise na Academia Chinesa de Ciências, que despachou pesquisadores para acompanhar o restante da expedição.

? Nenhuma outra criatura poderia pular no Yangtzé daquele jeito ? disse Song Qi, líder da expedição, ao site Sixth Tone, mantido pelo governo chinês. ? Eu vi a maior parte do corpo e, na segunda vez, vi a boca e a cabeça. Todas as testemunhas, que incluía pescadores, tinham certezxa que se tratava de um baiji.

Nos anos 1950, milhares de baijis viviam no maior rio do continente asiático, mas a espécie foi afetada pelo avanço do homem sobre o Yangtzé. No fim dos anos 1980, estimativas indicam que não existiam mais de 200 golfinhos, após a espécie ser devastada pela construção de barragens, poluição, tráfico de barcos e navios e pesca em excesso.

A última vez que um baiji foi avistado foi em 2002. Em 2006, foi montada uma grande expedição em busca de um exemplar da espécie. Durante 40 dias, pesquisadores percorreram mais de 3 mil quilômetros do rio e não encontraram evidências de que o animal ainda existisse. Por esse motivo, o golfinho-lacustre-chinês foi declarado funcionalmente extinto. Mesmo que existisse algum indivíduo vivo, não há número suficiente para manutenção sustentável da espécie.