Esportes

Golfe divulga lista dos Jogos e quatro melhores estão fora por medo de zika

201607110639248378_RTS.jpg

Os quatro melhores golfistas da atualidade não participarão da Olimpíada de 2016, todos com a justificativa de temerem contaminação com o vírus zika no Rio. A lista definitiva de atletas nos Jogos foi divulgada nesta segunda-feira pela Federação Internacional de Golfe (IGF, na sigla em inglês) sem contar com Jason Day, nº 1 do ranking masculino, Dustin Johnson (2º), Jordan Spieth (3º) e Rory McIlroy (4º).

Zika no esporte

A justificativa de temor de zika tem sido tratada pela mídia especializada do golfe como uma “desculpa fácil” para os atletas que não querem vir aos Jogos Olímpicos. Entre os motivos reais para as desistências estariam a preferência dos golfistas por torneios com elevadas premiações, que podem chegar a até U$ 2 milhões.

Dos quatro melhores do ranking masculino, o último a anunciar sua desistência foi Johnson. Atual campeão do US Open de golfe, o americano apresentou formalmente na última sexta-feira seu pedido de dispensa da delegação dos EUA que irá para a Rio-2016, citando “preocupações com o vírus zika”.

Spieth, também americano, havia afirmado no último dia 29 que estava “incerto” quanto à vinda para o Rio, também justificando a dúvida por conta do vírus zika. O golfista não apareceu na lista oficial de atletas que estarão na Rio-2016, divulgada nesta segunda-feira, assim como o líder do ranking Jason Day, da Austrália, e o norte-irlandês Rory McIlroy, que já haviam confirmado sua desistência dos Jogos.

Com as desistências do top 4, o americano Bubba Watson, nº 5 do mundo, será o melhor ranqueado entre os golfistas que estarão nos Jogos Olímpicos.

Outros dois golfistas do top 10 do mundo não estarão na Rio-2016: o americano Adam Scott e o sul-africano Branden Grace. Scott também citou o vírus zika como justificativa, enquanto Grace alegou uma agenda “extremamente lotada” com compromissos profissionais e pessoais.