Esportes

Goleiro Follmann: 'Prefiro perder a perna a perder a vida'

MEDELLÍN – “Prefiro perder a perna, a perder a vida”. Foi assim que o goleiro Jackson Follmann, um dos sobreviventes da tragédia da queda do avião da Chapecoense, reagiu a notícia de que havia sido amputado após o acidente. O relato foi feito pelos médicos do clube catarinense como o intensivista Edson Stakonski e Marcos André Sonagli, ortopedista e cirurgião.

Os especialistas concederam entrevista coletiva à imprensa, na tarde deste sábado, junto com Ferney Rodriguez, diretor médico do Hospital San Vicent, em Rionegro, na região metropolitana de Medellín, onde o atendimento aos brasileiros está sendo concentrado.
Os médicos disseram que Follmann é o paciente que está em melhor estado clínico, respira normalmente e está muito otimista, em bom estado psicológico.

– Ele (Follmann) disse aos familiares que vai tirar isso de letra e que logo estará em casa – comemorou Stakonski.

Os médicos atribuíram a sobrevivência dos atletas da Chapecoense e do jornalista Rafael Henze a um “milagre”. Eles disseram que a prioridade é estabilizar o estado clínico dos pacientes antes de se pensar numa hipótese de transferência deles ao Brasil. Nesse primeiro momento, também descartaram a possibilidade dos atletas retornarem aos gramados.

– Eles tiveram uma segunda chance de vida. Não se pode fazer prognósticos sobre a volta deles a campo. Eu peço muita calma. São pacientes que passaram por um trauma muito grave e que estão em estado crítico. Para pensar na transferência eles têm que evoluir na parte clínica, pulmonar e cardiológica estáveis.

LATERAL ESTÁ MELHORANDO

O quadro do lateral Alan Ruschel também tem apresentado melhora. Ele está respirando sem a ajuda de aparelhos desde sexta-feira. Contudo, segue sedado.

– Alan foi extubado ontem (na sexta-feira). Está bem, sem lesão medular e consciente. Já está conversando – disse Sonagli.

O jornalista Rafael Henzel e o zagueiro Neto são os atletas que inspiram mais preocupação da equipe médica.

– Henzel está sedado, intubado e em condição crítica. Pecisa evoluir a condição pulmonar – disse o diretor médico do hospital colombiano.

A equipe médica disse que Neto tem uma fratura na quinta vértebra lombar, mas que, em princípio, não apresenta gravidade e não requer intervenção cirúrgica. No entanto, ele terá que ser submetido a uma ressonância magnética, assim que sua condição pulmonar melhorar e o permitir fazer o exame.

– O Neto tem um fratura tóraco lombar, o que causou inchaço na parte medular, mas foi corrigida. Foram colocados oito parafusos. Agora, vamos aguardar novos exames – disse Sonagli, que acredita muito na recuperação do zagueiro.

– Ele é muito forte fisicamente e mais ainda psicologicamente. Ele é um guerreiro. Eu o operei há cerca de seis meses, quando ele tinha uma lesão cervical. A previsão de recuperação era de seis meses, mas ele voltou a jogar em apenas quatro meses.