Esportes

Goleiro de 44 anos vira herói do Egito na Copa Africana e internautas pedem estátua em praça

Essam El Hadary teve (mais uma) noite de herói nacional no Egito na quarta-feira. Do alto de seus 44 anos, o goleiro tetracampeão da Copa Africana de Nações – o primeiro título veio em 1998 – pegou até pensamento no tempo regulamentar, defendeu dois pênaltis após a prorrogação e levou o Egito à decisão do torneio deste ano depois de uma semifinal tensa contra Burkinsa Faso (veja as defesas decisivas no vídeo abaixo). El Hadary: defesas de pênalti vs. Burkina Faso

O Egito abriu o placar com Salah no segundo tempo, mas Bancé empatou para Burkina Faso, que pressionou incansavelmente: foram 24 finalizações, sendo 15 na direção do gol egípcio defendido por El Hadary. Mas o goleiro, jogador mais velho a entrar em campo na Copa Africana de Nações – completou 44 anos em janeiro — resistiu.

ESPECIAL: O impacto da revolução no futebol do Egito

Com as defesas salvadoras na disputa por pênaltis, El Hadary foi eleito o melhor jogador da semifinal e terá a chance de um inédito pentacampeonato na Copa Africana, que ele conquistou em 1998, 2006, 2008 e 2010. A vaga na final levou o vestiário egípcio à loucura: teve dança, cantoria e, claro, El Hadary carregado nos ombros pelos companheiros (assista no vídeo abaixo).

Festa no vestiário do Egito

Na internet, fãs da seleção egípcia e do goleiro também não contiveram e empolgação, e passaram a pedir que o governo do país construa uma estátua para El Hadary na Praça Tahrir — uma das mais importantes em Cairo, famosa por ter sido ponto de concentração dos manifestantes na revolução que derrubou o ditador Hosni Mubarak em 2011.

Torcedor estátua 2

Torcedor estátua 1

Torcedor estátua 3

Torcedor estátua 4

O Egito aguarda seu adversário na semifinal que acontece nesta quinta-feira, às 17h (horário de Brasília), entre Camarões e Gana. A decisão da Copa Africana de Nações será no domingo, também às 17h. O Egito, maior vencedor do torneio, com sete taças, vai em busca de seu oitavo título.