Esportes

Goleira Bárbara salva nos pênaltis e garante o Brasil nas semifinais

BELO HORIZONTE – Foi no sufoco, com direito a todo sofrimento possível, mas a seleção brasileira passou para as semifinais do torneio olímpico de futebol feminino. Depois do empate em 0 a 0 até o fim do segundo tempo da prorrogação, diante de um Mineirão que empurrou a equipe até o fim, o time brasileiro viu Marta desperdiçar o último pênalti na série regular, mas Bárbara defendeu a última penalidade australiana e manteve o Brasil vivo para as cobranças alternadas. A goleira voltou a brilhar ao defender a cobrança de Kennedy, o que assegurou a vitória na disputa por 7 a 6.

Em um festival de oportunidades perdidas no ataque, a seleção brasileira criou chances, mas passou em branco nos 120 minutos da partida que terminou no início da madrugada deste domingo, em uma noite inspirada da goleira Williams, da Austrália. Agora, a seleção brasileira terá pela frente a Suécia, que venceu os EUA, também por pênaltis. A partida acontece na terça-feira, às 13h, no Maracanã.

O Brasil entrou em campo disposto a exorcizar um fantasma, mas pecou muito no ataque. No mundial de 2015, as australianas venceram o Brasil por 1 a 0 e eliminaram a seleção ainda nas oitavas de final da competição. Atualmente, a Austrália ocupa o quinto lugar no ranking da Fifa, enquanto o Brasil amarga o oitavo lugar, sua pior posição na história da classificação.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

A Austrália ameaçou logo aos 15 minutos, com chute de Catley, de fora da área, mas a bola passa por cima do gol. A resposta brasielira aconteceu no minuto seguinte, iniciada em desarme de Tamiris, que rolou para Debinha chutar forte, de longe. Atenta, a goleira Williams defende.

Futebol feminino: imagens de Brasil x Austrália, no Mineirão

A experiente Formiga chega livre pela direita aos 40 minutos, mas hesita na hora de chutar, e repassa a tarefa a Thaísa, que toca fraco, nas mãos da goleira australiana. Três minutos depois, é a vez de Debinha desperdiçar boa jogada de Andressa Alves, mas a atacante manda a bola por cima do gol.

Aos 40 minutos, a Austrália esteve perto da vitória, quando Logarzo bateu forte, de longe, e a bola explodiu no travessão de Bárbara. A goleira brasielira até saltou, mas não encontrou nada. Aos 45, Andressa Alves completa cruzamento perfeito com cabeçada, mas a goleira Williams mostra reflexo e faz a defesa mais importante de partida.

A disposição de Formiga cativou a torcida, que aplaudiu quando a volante se desvencilhou da marcação para tentar cruzamento pela direita, aos cinco minutos do primeiro tempo da prorrogação. Aos dois minutos da segunda etapa, Andressa cobrou falta, mas a bola, mais uma vez, saiu por cima do travessão.

A dois minutos do fim do tempo regulamentar, Marta tentou decidir na qualidade individual: invadiu a área e, da esquerda, passa por uma marcadora, que fica caída no chão, mas bate fraco, no canto esquerdo de Williams, que afasta o perigo.