Cotidiano

GM fará lay off de 2.000 postos de trabalho nos EUA

blog_camaro.jpgNOVA YORK – A GM colocando em lay off (afastamento temporário) um terço de sua força de trabalho ? o equivalente a dois mil postos de trabalho ? na fábrica de Lansing, no Michigan, e na de Lordstown, em Ohio. O anúncio foi feito no mesmo dia em que saiu o resultada da eleição americana, com vitória do republicano Donald Trump, que prometeu levantar barreiras comerciais para dar vigor à indútria automobilística, a General Motors informou que cortará dois mil postos de trabalho em suas plantas em Ohio e no Michigan. PROTECIONISMO 1211

Analistas avaliam que um dos fatores determinantes para a eleição do republicano foi a atenção aos anseios de trabalhadores com baixa instrução que estão perdendo seus empregos ? justamente o caso dos profissionais do setor automobilístico.

Além de queda do faturamento ? a GM atribuiu o corte à queda nas vendas do esportivo Camaro, fabricado em Lansing ,e do compacto Cruze neste ano, produzido em Lordstown ?, a transferência de indústrias para outros países, com mão de obra mais barata, também está eliminando postos de trabalho nos EUA. Michigan, berço da indústria automobilística, é um dos estados onde Trump se sagrou vencedor.

O lay off pode ser tornar permanente, mas alguns trabalhadores podem ser transferido para plantas que a companhia está abrindo, disse Tom Wickham, porta-voz da companhia.

Os consumidores americanos estão comprando mais e mais SUVs e deixando de lado modelos pequenos, como o Cruze, cujas vendas caíram 20% no ano até outubro. Os esportivos também estão se tornando menos populares, e o Camando vendeu 9% menos. A planta de Lansing também monta o Cadillac ATS e o sedã CTS, mas as linhas de ambos serão afetadas apenas marginalmente.

A GM também disse que vai investir US$ 900 milhões em três plantas, incluindo a de Lansing. Mas o aporte não vai acrescentar empregos.