Policial

GM dá início a curso de formação de guardas

A capacitação terá duração de 484 horas, entre teoria e prática, e a expectativa é que os novos guardas comecem a trabalhar até meados de dezembro

Cascavel – Após uma série de entraves burocráticos, a nova Guarda Municipal de Cascavel deu início ontem ao curso de formação de seus servidores. Os 56 alunos-guardas aprovados em concurso participaram das primeiras aulas da capacitação, que está sendo realizada na sede do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar).

Eles foram recebidos pelo major Rubens Garcez, subcomandante do Batalhão. Durante a manhã, o major falou sobre a atuação da Guarda Municipal, a integração das forças de segurança e sobre aspectos de moralidade e legalidade da função. À tarde os alunos iniciaram a parte de estudos de legislação e redação oficial de documentos.

A capacitação terá duração de 484 horas, entre teoria e prática, e a expectativa é que os novos guardas comecem a trabalhar até meados de dezembro. “Temos uma carga horária grande para um período curto. Então, a atividade vai ser intensa. Vamos começar todos os dias cedo e ir até tarde da noite, às vezes adentrando a madrugada”, comentou o tenente Felipe Malheiros, coordenador do curso.

Apesar de o curso estar no início, as aulas práticas já farão parte da rotina dos alunos. “Já estamos começando também com matérias práticas, que envolvam condicionamento físico”, disse o oficial.

O tenente destacou também a importância de manter-se desde já uma integração entre Polícia Militar e Guarda Municipal. “A Guarda que tem uma função mais voltada aos problemas municipais. Dessa forma ela acaba ajudando a PM, porque nós temos uma demanda muito grande nessa área”, ressalta.