Cotidiano

Globoplay quer reter expectador com o uso das TVs inteligentes

SÃO PAULO – O Globoplay aposta no crescimento das vendas dos aparelhos de TV conectados à internet, as chamadas “smart TVs”, para fazer com que os expectadores fiquem mais tempo assistindo ao conteúdo on demand do aplicativo.

Isso porque embora a programação esteja esteja disponível em celulares, tablets e computadores, é no aparelho de TV que é possível reter o consumidor por mais tempo.

? A tela conectada é de extrema importância para nós. É onde se dá o consumo de maior tempo ? explicou Raymundo Barros, diretor de tecnologia da TV Globo.

Essa alternativa é útil para reter o expectador que tem interesse no conteúdo produzido pela TV,mas mas sem a necessidade de seguir os horários da grade de programação.

Segundo o executivo, no ano que vem 55% dos aparelhos vendidos no Brasil serão “smart TVs” e 18% com a tecnologia 4K, de alta qualidade de resolução.

A Globoplay conta com 67 milhões de usuários nas diferentes plataformas (TV, mobile, desktop), mas o número de assinantes pagos não foi revelado. Para estimular esse consumo nas TVs, a Globoplay estará disponível no ano que vem na Android TV e Semp Toshiba TCL. Atualmente, o aplicativo já está disponível em aparelhos da Samsung, LG, Philips, Sony e Panasonic.

Para atrair anunciantes para a plataforma digital, a TV Globo está oferecendo novos formatos de propaganda. Um deles é possibilitar a inserção de anúncios durante programas de maior duração, mas sem a interrupção da exibição, como acontece na TV tradicional. Outra alternativa é o conteúdo patrocinado (branded content) e a merchandising para a programação que é exclusivamente digital.

? No mundo, 12% do investimento em publicidade digital está sendo em vídeo neste ano, isso representa um crescimento de 35% ? disse Eduardo Becker, diretor de Comercialização de Mídias Digitais, que espera uma expansão de dois dígitos até 2020.

Eric Bretas, diretor de mídias digitais da TV Globo, afirma que a experiência nesse um ano de Globoplay mostra que o aplicativo foi bem sucedido. O número de minutos assistidos entre janeiro e outubro deste ano cresceu 108% na comparação com igual período de 2015. Na TV aberta, a audiência na TV aberta subiu 13%, o que indica que não houve migração.

? A ideia é não só colocar a programação no Globoplay como também antecipar um conteúdo para esse público. É a TV além da TV. Isso enterra de vez a questão da canibalização ? disse.

Como conteúdo próprio (digital only), ele destaca a criação de “spin offs”, que são histórias que derivam de alguma trama exibida pela TV, ou de séries que são veiculadas primeiro na plataforma (digital first). Em termos de conteúdo,em janeiro serão lançados primeiro no Globoplay as séries Aldo, Dois Irmãos e a nova versão de Cidade dos Homens. E, no primeiro trimestre, Brasil a Bordo, nova série de Miguel Falabella.