Cotidiano

Globoaves volta a abater após sete meses

A produção deve chegar a 350 mil aves por semana

Cascavel – A retomada no abate de frangos na Globoaves, como já era prevista para o mês de janeiro, ocorreu nesta segunda-feira. Os 1,8 mil funcionários do frigorífico, afastados desde que as atividades foram interrompidas na metade do ano passado, voltaram aos trabalhos.

O retorno das atividades foi possível diante de contrato da Globoaves com a Cooperativa Lar. A partir de agora, três vezes na semana, o quadro de funcionários será responsável pelo abate de aves que depois seguirão a Medianeira. “Por dia serão abatidos e embalados 70 mil frangos que serão entregues à Cooperativa Lar para a distribuição”, afirma a assessoria de imprensa da Globoaves.

Nos outros dois dias da semana, o abate será do próprio frigorífico e produtores cooperados que devem somar semanalmente 350 mil aves à venda.

Conforme a assessoria de imprensa do frigorífico, o contrato de prestação de serviços é o primeiro passe de uma parceria que já traz resultados positivos. “A expectativa é que o projeto piloto prossiga. A iniciativa tem importante contribuição social, ao preservar 1,8 mil postos de trabalho, e, além disso, colabora no sentido de melhorar as futuras propostas de recuperação judicial da empresa”.

O abate da Globoaves havia sido encerrado por conta da crise que elevou os custos do milho e inviabilizou as atividades. No mês de junho do ano passado foi decretado o processe de recuperação judicial. Apesar do clima de insegurança entre os funcionários, eles foram remunerados durante três meses pelo programa Bolsa Qualificação em parceria com o governo federal e após o período, pela empresa.