Cotidiano

Gleisi diz que peça de denúncia contra ela e o marido é ?muito ruim?

201609261656413320.jpgBRASÍLIA ? Em resposta ao Supremo Tribunal Federal (STF), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que a peça de denúncia aceita contra ela e o ex-ministro Paulo Bernardo é “muito ruim” e que “força a mão? para justificar o pedido de investigação feito pela Procuradoria-Geral da República. A peça acusatória aponta a senadora, o ex-ministro dos governos Lula e Dilma e o empresário Ernesto Kugler de ter participado de um esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. Os três, agora, responderão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lava-Jato 27/09

Por unanimidade, a denúncia foi aceita pela Segunda Turma do STF, composta pelos ministros Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no tribunal, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Gilmar Mendes.

? A peça apresentada pela Procuradoria-Geral da República é uma peça muito adjetivada, muito ruim, que força muito a mão para tentar justificar o pedido de denúncia. E que por mais que a gente tenha tentado falar sobre ela, nós não conseguimos esclarecer, até porque não é um momento em que os juízes se dedicam para fazer uma análise de provas ? declarou.

Ela se defendeu dizendo que não conhece o advogado Antonio Carlos Pieruccini, que em uma delação teria detalhado como o dinheiro desviado chegou aos cofres da campanha eleitoral de Gleisi para o Senado em 2010.

? Isso não é baseado em fatos, apenas em delações. Depois da sexta versão, veja bem, sexta versão dada pelo Youssef, o sócio dele, esse tal de Pieruccini aparece dizendo que foi ele quem tinha entregue o dinheiro. Tanto o empresário que ele aponta, nega, assim como eu. E não recebi esse dinheiro, eu não conheço esses personagens e nunca estive com Paulo Roberto Costa ? afirmou Gleisi.

A senadora ressaltou que o voto do ministro Teori Zavascki lembra que ainda não há uma confirmação da ocorrência dos fatos. Ela espera que o tribunal analise o caso com imparcialidade.

? O voto do relator, ministro Teori Zavascki, coloca que não tem certeza dos fatos ocorridos, portanto, me dá o benefício da dúvida, coisa que eu não tive até agora. Eu tô ciente que o Supremo Tribunal Federal vai, ao analisar com profundidade o que tem no processo, com imparcialidade e espírito aberto, conseguir ver que não tem sustentação e a gente vai ter uma outra oportunidade de provar inocência ? disse.

Por fim, Gleisi Hoffmann disse que a Operação Lava-Jato é um processo politizado e que tem exacerbado.

? Está politizado esse processo da Lava-Jato. Está todo mundo muito pressionado pela própria sociedade. Todo mundo tem muito medo de errar e fazer coisas que não sejam corretas e pode ser que acabe exacerbando para outro lado ? finalizou.

*Estagiário, sob supervisão de Francisco Leali