Cotidiano

Gladis Tibola: Comunidade exige explicações sobre destinação de área

Município não comunicou decisão de apresentar a antiga área como local para as sedes de Polícia

Cascavel – A comunidade escolar da instituição de ensino municipal Gladis Maria Tibola aguarda por uma posição da prefeitura em relação ao futuro do estabelecimento de ensino. A reclamação é porque o Município não comunicou a escola da decisão de apresentar a antiga área da instituição como local para as sedes de Polícia Federal, Polícia Civil e Instituto Médico Legal, sendo que o espaço destinado para a construção de um novo prédio para a escola é o da atual 15ª Subdivisão Policial.

Na quinta-feira (19), alunos, pais, professores e membros da APPS (Associação de Pais, Professores e Servidores) realizaram um protesto em frente à escola. A manifestação interrompeu o tráfego de veículos na Rua Erechim por alguns minutos. A comunidade escolar diz que esse foi apenas o primeiro de uma série de atos com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema.

A preocupação da comunidade escolar gira em torno do tempo que os alunos terão de conviver com as dificuldades no espaço provisório do estabelecimento, localizado na Rua Erechim.

“Não é verdade que estamos bem alocados aqui como diz o prefeito. O intervalo, por exemplo, é dividido em dois momentos porque o espaço não comporta. Estamos há dez anos acompanhando o assunto desde o tempo em que se cogitava a reforma do antigo prédio. A sensação é que tiraram o chão das crianças”, desabafa a professora Genevieve Bagatin.

A docente relata que a informação que a comunidade escolar tem era de que a ocupação do atual espaço era de forma provisória, por cerca de dois anos, enquanto durasse a construção de um novo prédio, no entanto, o improviso já dura um ano e quatro meses.

“A licitação foi postergada por varias vezes e agora fomos pegos de surpresa com a informação da nova destinação da área. Estamos no aguardo por explicações”.

Um dos pedidos da comunidade escolar é que a área do Município atualmente ocupada pela Transpaula, empresa que realiza o transporte escolar, mas que por ordem judicial terá de se retirar do local, seja destinada à construção da nova escola.

Preocupação dos pais

Hoje a Escola Gladis Maria Tibola atende metade da quantidade de alunos que atendia devido ao menor espaço, sendo que os alunos estudam em instituições mais distantes de suas residências. O pai de aluno Fabio de Grandi, se preocupa até mesmo com um possível fechamento da escola.

“É a única em área central e falta estrutura no espaço provisório. Por quantos anos mais passaremos por isso?”, questiona. Hoje, a Gladis Maria Tibola atende a 230 alunos de três a dez anos de idade.

Resposta da prefeitura

O prefeito Edgar Bueno disse à reportagem que a construção da escola nova será contemplada na sequência do amplo projeto em torno da retirada do cadeião da 15ª Subdivisão Policial.

“A escola tem poucos alunos e o espaço atual atende bem de forma provisória”.

Sobre o pedido da comunidade escolar de destinar o espaço ocupado pela Transpaula para edificação da instituição, Edgar disse que a possibilidade existe e será analisada após a área ser reintegrada.