Política

Giro Político: Retorno de Alécio, Beto Preto e Justiça Restaurativa

Giro Político: Retorno de Alécio, Beto Preto e Justiça Restaurativa

Retorno de Alécio

Após um mês afastado para descansar do peso da corrente e tratar uma severa crise de ansiedade, o retorno do vereador Alécio Espínola (PSC) é aguardado para a próxima semana na Câmara de Cascavel. Contudo, o atual presidente do Legislativo, Romulo Quintino, disse que o retorno ainda não está definido e dependerá da condição de saúde de Alécio. Pela licença, Alécio deveria voltar no dia 8 de maio. Nos bastidores, as informações são de que ele poderia pedir de 15 até 60 dias para seguir com o tratamento. Desde que se afastou, Alécio não atende ao telefone nem responde as mensagens de celular. Contudo, volta e meia ele publica algo em suas redes sociais.

Sanepar

Os vereadores de Cascavel estão se preparando para um debate que pretende render muita dor de cabeça: a renovação do contrato com a Sanepar para a realização de serviços de saneamento no Município. O atual contrato termina em 2024, mas uma audiência pública marcada para a próxima quarta-feira (5) na Câmara deve abordar o assunto, além de diversas outras queixas constantes de consumidores locais.

Beto Preto

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, esteve na tarde de ontem (30) em Cascavel. Ao entregar um lote com 8 mil doses de vacinas para o combate à covid-19 (1ª aplicação), adiantou que na próxima semana deverá chegar nova remessa de imunizantes. Cascavel pula o sábado, feriado do Dia do Trabalho, mas no domingo (2) retoma a vacinação em Cascavel (veja mais na página 4).

Beto Preto II

Cumprindo agenda, Beto Preto participou de solenidade de assinatura de convênio para a aquisição de equipamentos para a nova sede do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde), quando anunciou mais de R$ 700 mil em investimentos para a nova estrutura, que deverá entrar em operação “nos próximos meses”. Lembrando que a inauguração estava prevista para fevereiro.

No HU

Além dos recursos destinados ao Cisop, o secretário de Saúde assinou o repasse de R$ 1,2 milhão para a retomada das obras da Ala Materna do HUOP. A obra estava parada havia dois anos, agora, a previsão é de que, com esses recursos, a primeira etapa seja concluída. A verba tem emenda dos deputados estaduais Marcio Pacheco e Gugu Bueno.

Justiça Restaurativa

A vereadora Beth Leal (Republicanos) indicou uma preposição que dá cumprimento à lei de justiça restaurativa em Cascavel. De acordo com ela, o projeto visa resolver conflitos sob a ótica do diálogo, com a reparação do dano e restauração das relações. O programa funciona há anos em Toledo com bastante sucesso.