Política

Giro político: Exemplo nacional, Hospital de Retaguarda e requerimentos

Giro político: Exemplo nacional, Hospital de Retaguarda e requerimentos

Exemplo nacional

A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) informou que Cascavel é exemplo na vacinação de profissionais da educação e na retomada das atividades escolares com mais segurança. A organização divulgou para todo o País a estratégia de Cascavel de vacinar educadores e profissionais de um mesmo estabelecimento por completo, sem levar em conta a idade dos servidores. A partir dessa metodologia, a prefeitura assegura que o retono das atividades escolares é realizado de forma mais segura.

 

Hospital de Retaguarda

Os vereadores aproveitaram a sessão de ontem para aprovar uma moção de aplausos ao primeiro ano de atividade do Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho. Desde que abriu, o HR atende exclusivamente casos de covid-19. Tem 25 leitos de UTI e 28 de enfermaria. Emocionado, o diretor do hospital, Lísias de Araújo Tomé, falou sobre as situações que viveu nesse primeiro ano atuando frente ao HR. “Aprendi nesse tempo que a gente tem que abraçar mais e falar as coisas para as pessoas, não ter vergonha de falar eu te amo… o tempo é curto”. Lísias tem sido um grande guerreiro!

 

Goteiras

Durante sua fala, Lísias contou que recebeu o pedido para que sejam reativados cinco UTIs, que foram desativadas mês passado, quando a pandemia deu uma “trégua”. Segundo ele, não consegue abrir os leitos por falta de pessoal mas também porque o local onde eles ficam tem muitas goteiras.

 

Pauta da sessão ordinária

A Câmara de Cascavel aprovou ontem três projetos de lei, duas moções e dois requerimentos. O PLO 41/21, reconhece as igrejas e os templos religiosos de qualquer culto como atividade essencial, devendo ser mantida a possibilidade de atendimento presencial em tais locais. Já o PLO 19/21, dispõe sobre a criação da economia solidária em Cascavel. O PLO 54/21declara de utilidade pública o Instituto Brasil Mobilidade – Imbramol.

 

Apelo

A primeira moção aprovada na sessão de ontem foi de apelo, solicitando a aprovação do Projeto de Lei 3.768/20, na Câmara Federal, que estabelece que as operadoras de Plano de Assistência à Saúde prestem cobertura integral de todas as especialidades terapêuticas às pessoas com transtorno do espectro autista.

 

Requerimentos

Requerimento aprovado ontem solicita que o presidente da Alep, Ademar Traiano, coloque em pauta o Projeto de Lei 168, de 2021, que estabelece diretrizes para a criação do programa Bolsa Cultura do Paraná. Outro requerimento foi direcionado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedindo providências acerca da revisão da Nota Técnica nº 467, de 2021, do MS, a fim de incluir no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19 todas as pessoas com deficiência e não somente as que possuem o BPC (Benefício da Prestação Continuada).