Política

Giro político: Emendas da discórdia, pauta fraca e nomeações

Emendas da discórdia

O projeto para criar emendas impositivas, de autoria do vereador Edson Souza (MDB), tem dado o que falar. Por se tratar de emenda à Lei Orgânica, para ser posto em pauta, o projeto deveria ter pelo menos sete assinaturas. De acordo com Edson, ele tinha conseguido pelo menos 14, e então veio a surpresa: o líder do Governo, o vereador Pedro Sampaio (PSC), teria pressionado os vereadores para que retirassem a assinatura do projeto. Segundo ele, se não retirassem as assinaturas, vereadores correriam o risco de não ter suas demandas atendidas no Executivo. “O projeto não passar no plenário é uma coisa, é opção dos vereadores, agora, não deixarem nem apresentar o projeto é antidemocrático”, reclama Edson. Após o tratoraço, o projeto ficou com apenas seis assinaturas.

 

Silêncio

O vereador Pedro Sampaio foi procurado pela reportagem do Hoje News para ele falar sobre as acusações, mas ele preferiu não se manifestar. Inconformado, Edson disse que tentará apresentar o projeto em outro momento.

 

Pauta fraca

A pauta das sessões ordinárias da Câmara de Cascavel continua fraca. Ontem, foram aprovados dois projetos: uma moção de repúdio e uma moção de aplausos, o PL 42/21 denomina de Doraci Pietro “Xico” Tebaldi o Museu da Imagem e do Som de Cascavel, e o PL 18/2, que denomina de Dom Mauro Aparecido dos Santos o Cemitério Central de Cascavel. A moção de aplausos é para policiais militares que salvaram a vida de uma mulher que tentava tirar a própria vida na BR-277. A moção de repúdio vai para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o “pai” dos pedágios.

 

Falando em Tarcísio…

Os vereadores criticaram as falas do ministro Tarcísio de Freitas e até o governo de Estado sobre o andamento das tratativas da nova concessão das rodovias do Paraná. Mas o que motivou o repúdio dos vereadores foi a fala de Tarcísio de que o Paraná não teria tarifa baixa se quisesse bilhões de investimentos nas estradas.

 

Paranhos no Senado?

Embora menos frequente nas redes sociais que até pouco tempo, o prefeito Leonaldo Paranhos mantém intensa sua estratégia de publicidade. As ações do Município viram vídeo divulgados via WhatsApp e as redes da Amop também ganharam mais vida, desde que assumiu a presidência. Sinais cada vez mais claros que o prefeito pode tentar voo mais alto em outubro do ano que vem, provavelmente atrás de uma cadeira no Senado.

 

Nomeações

Por falar em estratégia… Ex-procurador-geral do Município de Cascavel, Luciano Braga Côrtes deve assumir como diretor jurídico da Cohapar, comandada pelo ex-vice-prefeito de Cascavel Jorge Lange. E quem deve ressuscitar em breve é o ex-deputado André Bueno, que está de olho na vaga de diretor de Obras da Cohapar, que era ocupada por Ademir Bier, que “ganhou” a vaga de deputado estadual com a morte do delegado Rubens Recalcatti (PSD), que morreu mês passado.