Política

Giro político do dia 30 e abril de 2019

Sanepar na mira parlamentar

A qualidade da água e os serviços prestados pela Sanepar tornaram-se alvos semanais da Câmara de Cascavel. Ontem o vereador Celso Dal Molin comentou sobre estudo recente que apontou agrotóxico na água – laudos repassados ao gabinete dele pela Sanepar informaram “índice tolerável”, ou seja, o composto químico está na água. Paulo Porto se juntou na briga: “Se não estiverem preocupados com a água, que pensem com o polo da economia regional – sem água não se produz”. Pedro Sampaio quer uma posição das autoridades para que a população tenha segurança sobre o que se consome e pediu uma posição do IAP e das Secretarias de Saúde do Município e do Estado. “Do jeito que falam, parece que estamos tomando glifosato”. Carlinhos Oliveira cobra ainda se no contrato há investimentos na zona norte e quer um novo reservatório para o Bairro Floresta.

Comboio saúde

Com críticas pesadas ao governador Ratinho Júnior e ao prefeito Leonaldo Paranhos, o ex-secretário de Esporte Wanderlei Faust tem voltado ao cenário político – ele era um grande aliado da gestão Gugu Bueno. A recente cutucada de Faust contra a atual administração foi quanto ao Comboio da Saúde – promessa de Paranhos para atendimento descentralizado. Faust mostrou uma das carretas em “estado de abandono” no estacionamento da Fundetec. “Aqui não tem oficina nem médico para estarem equiparando a carreta”, ironiza o ex-secretário.

De Brasília

O vereador Josué de Souza fez uma prestação de contas ontem ao usar a tribuna sobre viagem a Brasília para a Marcha Nacional dos Vereadores. Aos que não gostaram do uso de diárias, disse que “tem pessoas que vivem para criticar”. Defendeu a participação no evento e já anunciou que ano que vem vai de novo. Entre os assuntos discutidos na Capital Federal estiveram o alto custo da saúde aos municípios e a unificação das eleições. “Isso deve acontecer nesse pleito ou no próximo”.

Contas do BID

Paranhos participou de prestação de contas ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre as obras. Restaram aos cofres da prefeitura ao menos R$ 9 milhões que serão destinados a obras complementares. Em breve, os técnicos devem vir conferir de perto o resultado dos serviços.

Nova sede

Hoje, às 9h30, será inaugurada a nova sede do IPMC (Instituto de Previdência do Município de Cascavel), que agora ficará na Rua São Paulo, 1.577, no Centro. No prédio com 590 metros quadrados – onde funcionava o setor de merenda escolar -, serão atendidos mais de 2,5 mil aposentados e pensionistas e os 9.631 servidores ativos que buscam os benefícios previdenciários como auxílio-doença, auxílio-maternidade, auxílio-reclusão e aposentadoria.