Política

Giro político do dia 17 de maio de 2019

Liberado pelo TCE

Após enviar os documentos que faltavam, a Prefeitura de Cascavel conseguiu liberar as pendências que possuía no TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado) e ontem mesmo o prefeito Leonaldo Paranhos fez questão de enviar ao HojeNews a Certidão Liberatória, que garante ao Município receber recursos públicos mediante convênio, termo de parceria, contrato de gestão ou instrumento congênere. Pela manhã, a Secom havia informado sobre as providências tomadas e garantido que não houve prejuízos ao Município.

Condomínios

Os vereadores esclareceram as dúvidas sobre a proposta de organizar a legislação municipal para a implantação de novos condomínios na cidade. A previsão é de que o projeto encaminhado pelo Executivo municipal seja finalmente votado segunda-feira. Já há emendas: Josué de Souza (PTC) propõe que as vias internas tenham nove metros para faixa de rolamento e três para cada passeio lateral.

Sem servidor

Com experiência no setor, Jaime Vasatta (Podemos) ressalta a defasagem do quadro de funcionários na Secretaria de Meio Ambiente, o que torna difícil o trabalho de conscientização e educação ambiental. O setor chegou a ter 200 servidores e hoje tem 50, aponta o parlamentar. “Não adianta fazer mutirão. Tem que ser uma ação constante, precisamos investir na educação ambiental”.

Irregularidade

Denúncia de que uma empresa que presta serviço de coleta de resíduos para o Município de Cascavel estaria operando de forma irregular foi verificada por Fernando Hallberg (PPL) e Sebastião Madril (PMB). Faltavam as licenças e o caso agora vai para o Ministério Público.

Carreira

Quem estava acostumado com Lísias Tomé nos consultórios médicos da cidade agora encontra sua esposa, Rosimeri Tomé. Ela está no último ano do curso de Medicina e está atuando na UPA Veneza. Não é a primeira vez que ela segue os passos de Lísias – Rosimeri foi candidata a vereadora em 2012.

Funcionou?

A administração atual já fez uma sequência de adequações na estrutura, com redistribuição de cargos e pagamentos. O vereador Serginho Ribeiro (PPL) espera agora um levantamento do secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zoreck, sobre os resultados a reestruturação organizacional.

Vai varrendo

Comemorado pela primeira vez após aprovação na Câmara de Cascavel, o Dia Municipal do Gari não passou despercebido. O prefeito Paranhos publicou homenagem em seus perfis nas redes sociais. Aliás, os trabalhadores do setor travam uma batalha e esperam uma proposta de reajuste salarial da empresa OT Ambiental.