Política

Giro político do dia 15 de maio de 2019

Lixeiras polêmicas

Os vereadores não esqueceram ainda a compra de lixeiras subterrâneas para o Centro de Cascavel no valor de R$ 85 mil cada uma. Pedro Sampaio (PSDB) obteve manifestação favorável de empresários para subsidiarem lixeiras na cidade e, em troca, teriam direito para exploração de uso publicitário. Sampaio pediu apoio dos parlamentares da base para dialogar com o Executivo municipal.

Nos bairros

Já o vereador Sidnei Mazzuti (PSL) propôs à Secretaria de Meio Ambiente a elaboração de estudos para a instalação de lixeiras em formato de contêiner nos bairros para facilitar e unificar o depósito de lixo. A ação seria em prol da redução de lixo nas moradias, como revelou o mutirão que ainda está sendo feito na cidade.

Água poluída

O vereador Celso Dal Molin (PR) reforçou ontem que a área destinada para a construção de nova subestação de água em Cascavel é alvo de uma discussão na Justiça sobre sua desapropriação. O valor indenizado seria de apenas R$ 23 mil. Como os investimentos já estão em andamento – a rede elétrica foi expandida até a propriedade e os canos estão sendo ligados -, o vereador teme que os investimentos sejam em vão. Também alertou sobre o risco da falta de água no futuro: “Qual o motivo buscar água poluída tão longe? É sinal de que estamos em uma situação preocupante. Esse é o momento de pensar como será o amanhã. Em breve teremos belas casas, carros e não teremos água”.

Mobilização

Na defesa da inclusão do profissional de educação física no ensino fundamental, o vereador Carlinhos Oliveira (PSC) organiza um seminário que pretende mobilizar a categoria hoje no plenário do Legislativo às 19h.

Xícaras

Para incentivar práticas ecologicamente corretas, os vereadores decidiram abolir os copos plásticos do plenário. Ontem o cafezinho não foi servido como geralmente era feito nas sessões. Agora, cada parlamentar que leve uma caneca e busque a bebida quando quiser.

Trânsito difícil

O trânsito difícil ao redor da Prefeitura e da Câmara, mais uma vez, é alvo de requerimento para que a Companhia de Trânsito tome providências. O vereador Olavo Santos (PHS) requer melhorias na Rua Juscelino Kubitschek, Pernambuco e Rui Barbosa.

Na Capital

No Tribunal de Contas do Estado o vereador Fernando Hallberg (PPL) foi atrás de informações sobre as denúncias a respeito da Taxa do Lixo e Taxa de Expediente. O vereador defende que o valor cobrado dos cascavelenses deve ser reduzido pela metade em relação ao lixo e sobre a taxa do expediente os contribuintes deveriam ter ressarcido o valor pago nos últimos cinco anos.