Política

Giro político do dia 10 de maio de 2019

Cascá jogou a toalha?

Ao que tudo indica, Paulo Sérgio Wolff, o Cascá, pretende não disputar a reeleição à Reitoria da Unioeste neste ano. Cascá que já está no cargo há dois mandatos consecutivos e tende a voltar a lecionar. “Sou professor há 30 anos, volto a dar aula de engenharia civil. Minha tarefa foi cumprida”, disse. Mas há quem duvide que ele desista. Estão cotados cinco candidatos: Alexandre Webber, Wilson Zonin, Moacir Piffer, Reni Reis e Edison Leismann. As chapas serão oficialmente definidas em julho. O mandato é de quatro anos. Além de reitor e vice, serão escolhidos, em outubro, 24 cargos para direção do centro e câmpus.

Intervenção?

Ao fazer um balanço do trabalho desempenhado, Cascá defende as eleições e a escolha democrática dos reitores – ele considera que a escolha da comunidade será respeitada pelo governador Ratinho Júnior. “Costumeiramente, a escolha é democrática. Já aconteceu o contrário, mas o prejuízo foi grande e a universidade parou”. O último interventor foi Alcebíades Orlandi – que faleceu em 2012, vítima de acidente de carro no Rio Grande do Sul.

Cidadão honorário

Cascavel já tem dois títulos de cidadania honorária na lista de espera na Câmara de Vereadores. Ódina Coradini da Silva, natural de Mandaguaçu – mãe de Dayane, Viviane e Lucas Silva, casada com o empresário Renato Silva -, que se destaca em ações na Rádio Colmeia, atividades com a Igreja Católica e projetos comunitários envolvendo a Univel – Centro Universitário. O outro é Paulo Sérgio Bini, natural de Curitiba, pelos serviços prestados enquanto esteve à frente da Delegacia da Receita Federal em Cascavel – hoje é delegado da alfândega da Receita Federal em Foz.

Taxa expediente

Embora a prefeitura demonstre em balanço que decidiu pelo fim da taxa de expediente – sem citar a recomendação do TCE – os vereadores Fernando Hallberg (PPL) e Policial Madril (PMB), que iniciaram os questionamentos a respeito, insistem em atestar irregularidades e protocolaram manifestação de descumprimento. Eles querem que os cascavelenses recebam de volta os valores cobrados irregularmente nos últimos anos. A taxa para custear a emissão de boletos aparecia até o ano passado de maneira irregular nos carnês de IPTU, lixo, Alvará etc emitidos pela Prefeitura de Cascavel.

Revisão de tributos

A Secretaria de Finanças tem uma série de medidas em andamento, entre elas a revisão do Código Tributário. A última mudança ocorreu em 2001. Renato Segalla declara que o Município esteve aberto para receber recomendações de entidades de classe que protocolaram pedidos de alterações e uma comissão interna avaliará os itens sugeridos.