Cotidiano

Giro político do dia 08 de março de 2019

.

Líderes comunitários sem voz

Cascavel vem perdendo a cada dia que passa a voz que vem das comunidades. Moradores que antes se dedicavam à vida pública se afastam das atividades comunitárias devido à falta de apoio do poder público. Entra prefeito e sai prefeito e os presidentes de associações vão sendo deixados lado. A cobrança por reconhecimento maior por parte da administração municipal foi cobrada pelo Conselho Comunitário ao prefeito em exercício Alécio Espínola (PSC) – que tem suas origens na liderança comunitária. Em Cascavel há 40 associações formalmente constituídas, mas já chegou a ter mais de 140 antes de a Ucam (União Cascavelense das Associações de Moradores) ser extinta.

Colapso coletivo

O transporte público ainda é motivo de reclamação nos bairros. Hoje, no salão comunitário do Bairro Cancelli, às 19h, moradores pretendem discutir as mudanças que desagradaram: de redução de linhas a ônibus lotados – dificuldades enfrentadas pelos passageiros, que não pretendem engolir calados.

Caso continua

O ex-secretário de Meio Ambiente Juarez Berté mantém seu posicionamento de que houve ilegalidade na troca do material para a construção da ponte no EcoPark Morumbi e volta a dizer que, apesar da homologação do acordo entre empresa e prefeitura, a Justiça não julgou o mérito – ou seja, prefeito e (ex)secretários responderão criminalmente. O caso segue no Gaeco.

Horas extras

Os pagamentos de horas extras a algumas categorias têm feito os guardas patrimoniais soarem os apitos. A categoria foi uma das mais atingidas com os cortes de contenção de gastos da prefeitura. A grita é saber por qual motivo alguns ainda não tiveram então essa redução no ganho mensal.

Bobódromo

Cascavel parece ter vocação para criar ambientes nesse sentido. Os frequentadores antes dos canteiros da Avenida Brasil migraram ao longo dos anos para os postos de combustíveis. Agora, o ponto de concentração é a esquina da Paraná com a Manoel Ribas. A Câmara de Vereadores acordou para o problema já alertado nessa coluna e por quem mora nas redondezas. Basta só a prefeitura começar a fiscalizar.

Manifestação

Hoje, Dia Internacional da Mulher, às 11h, haverá uma manifestação em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida a favor da defesa da aposentadoria contra a política econômica e o conservadorismo. Estão previstas atividades culturais em meio aos protestos.

Feriado prolongado

Embora o Carnaval já tenha terminado, nem todos os vereadores retomaram a rotina de trabalho. Na Câmara, o movimento era tranquilo ontem – alguns parlamentares já discutindo projetos e outros curtindo água de coco e areia.