Política

Giro político do dia 04 de abril de 2019

Cadê a Comissão de Ética?

Enquanto o Gaeco apura a situação de devolução de salários de assessores parlamentares, questionou-se ontem a atuação da Comissão de Ética no caso envolvendo o vereador Roberto Parra. A denúncia contra ele está aberta há dez meses na Promotoria, quando três aparelhos celulares foram apreendidos no gabinete dele pelo Gaeco. Na época, a ex-assessora – que hoje está nomeada na prefeitura – disse pelo telefone à mãe que “precisava ganhar mais”. A declaração interceptada pela Justiça levantou suspeita porque os salários são fixos na Casa de Leis e não haveria como alterar o rendimento da comissionada. Parra foi procurado para dar declarações ao HojeNews, mas está em um sítio.

Presidência

O presidente da Câmara, Alécio Espínola, e os vereadores Mauro Seibert e Rafael Brugnerotto estiveram em Curitiba para articular, com o prefeito Leonaldo Paranhos, uma solução para famílias da comunidade de Jangadinha, que estão em vias de serem despejadas. Eles pediram ajuda do chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Posse de Nadir

A nova vereadora, Nadir Lovera, toma posse às 17h de sexta-feira no plenário da Câmara. Ela vai ocupar a vaga deixada por Damasceno Júnior, cassado após ser acusado de pegar parte do salário dos assessores de volta. Inclusive, Damasceno chegou a cogitar uma coletiva para denunciar um esquema, mas viajou para o Mato Grosso.

Reajuste em negociação

O presidente do Sismuvel, Ricieri D’Stefani Júnior, aguarda convocação da Secretaria de Planejamento e Gestão para debater a data-base, cuja pauta foi protocolada ontem. Os servidores querem o índice de inflação, mais 4% de ganho real, e vale-alimentação de R$ 380 para todos os servidores. Também cobram avanço horizontal, por cursos de qualificação, e promoção vertical.

Terminal da Cidadania

Desativado há três meses, o antigo Terminal Oeste dá lugar ao Rotary Fest Flores, que começa amanhã, às 9h. O reaproveitamento da estrutura é uma meta apresentada pela atual gestão, mas a ideia era mais ampla: instalar um minimercado municipal e transformá-la em um Terminal da Cidadania. O Terminal Leste teria a mesma finalidade. Essa semana foi concluída a pavimentação da Rua Jacarezinho, cruzando a Avenida Brasil.

***Após reportagem do HojeNews, o prefeito Leonaldo Paranhos mandou suspender ontem as nomeações na Cettrans.

***O prefeito disse que ninguém lhe consultou sobre novas contratações, especialmente porque vem tratando do processo de extinção da companhia.