Política

Giro político dia 09 de maio de 2019

Liberação da BR-163

O vereador Jorge Bocasanta (Pros) manifestou preocupação com o intenso tráfego de veículos na BR-163 e cobra das autoridades a liberação de trechos onde a nova pista já está pronta. Entre Capitão Leônidas Marques e Santa Lúcia há vários quilômetros pavimentados, faltando apenas a sinalização. Muitos motoristas já usam os trechos indevidamente. Bocasanta encaminhou requerimentos para que os deputados federais José Schiavinatto (PP), Evandro Roman (PSD) e Hermes “Frangão” Parcianello (MDB) se mexam a favor da região oeste do Estado.

Mudanças

Com a cassação de Damasceno Júnior (PSDC), mudanças foram necessárias nas Comissões Permanentes da Câmara. Nadir Lovera (Avante) assumiu a vaga na Comissão de Turismo e Assuntos Internacionais. E Josué de Souza (PTC) integra a Comissão de Ética.

Fiscalização

Na presidência da Comissão de Saúde, ontem, acompanhado do vereador Roberto Parra (MDB), Josué foi conferir a reforma da Unidade Básica do Interlagos. A obra parou há 15 dias e os parlamentares constataram má qualidade do serviço prestado pela empresa vencedora da licitação. Tanto que devem pedir a suspensão do pagamento da obra.

Lixeiras caras

O secretário de Meio Ambiente, Wagner Yonegura, terá que dar explicações aos vereadores sobre a compra das quatro lixeiras de R$ 85 mil cada uma. Fernando Hallberg (PPL) quer saber a necessidade desse modelo – feito por apenas uma empresa – na Avenida Brasil e os pontos escolhidos para receber os equipamentos subterrâneos.

Explicações

Diante das divergências em relação ao trabalho de fiscalização da Câmara de Vereadores, a Comissão Permanente de Educação decidiu convocar a secretária de Educação, Márcia Baldini, para participar de uma reunião segunda-feira, às 15h. A origem é a reclamação da vereadora Nadir Lovera, que disse ter sido proibida de entrar em centros municipais de educação infantil.

Derruba árvore

Já tem um tempo que o vereador Sebastião Madril (PMB) questiona o custo para corte de árvores em Cascavel. Agora, Madril quer alterar o Plano de Arborização, implantado em 2015. Encaminhou pedido ao Executivo municipal para que seja reduzido o valor, pois o custo pode chegar a 20 UFMs (Unidade Fiscal do Município) – cada UFM vale R$ 43,85. Defensores do Plano de Arborização são contra.

Água suspeita

Apesar de as discussões terem se reduzido, a vigilância do vereador Celso Dal Molin (PR) sobre a qualidade da água em Cascavel ainda não chegou ao fim. Ele está em busca de dados da Secretaria de Saúde sobre esclarecimentos de laboratórios de monitoramento de poços artesianos de condomínios.