Esportes

Ginástica artística do Brasil encerra estágio preparatório

Principais ginastas do País se preparam para importantes competições em 2019

Crédito: CBG
Crédito: CBG

Rio de Janeiro – Foi concluído ontem mais um estágio de treinamentos na temporada 2019 da seleção brasileira de ginástica artística. Durante dez dias, 23 ginastas convidados pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) participaram deste estágio, entre eles alguns dos principais nomes da modalidade no País, como Arthur Zanetti, Arthur Nory, Francisco Barreto Júnior, Jade Barbosa, Flavia Saraiva, Rebeca Andrade, Thais Fidelis e Lorrane Oliveira.

Um dos principais objetivos nesta nova temporada de treinamentos foi ajustar detalhes nas séries dos atletas, visando à participação na próxima competição internacional, o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Santiago (CHI), de 18 a 23 de junho. Antes disso, haverá a realização do Campeonato Brasileiro de clubes, de 4 a 9 de junho, no Rio de Janeiro. Estas duas competições irão definir as respectivas equipes para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, no fim de julho.

Arthur Zanetti, campeão olímpico em Londres 2012 e prata na Rio 2016 nas argolas, fez um balanço positivo do estágio de treinamento. “Foram dez dias muito produtivos, com muitas avaliações, treinos e troca de ideias com a comissão técnica. Eles nos passaram os pontos em que precisamos evoluir e sempre é muito bom treinar aqui”, disse Zanetti.

Jade Barbosa

A ginasta mais experiente da seleção feminina, Jade Barbosa, disse que esse período é intenso, porém muito produtivo. “Estes estágios normalmente são sempre muito duros. Tentamos aproveitar o máximo dos treinadores e da estrutura deste CT, que as meninas muitas vezes não têm nos clubes. É um treinamento para analisar tudo o que cada menina precisa melhorar. Fico muito satisfeita de a gente ter essa oportunidade. Poucas modalidades têm isso, o que mostra a evolução da Ginástica brasileira. O resultado na Alemanha [medalha de ouro por equipe na DTB Pokal Cup, em março] mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Jade.