Esportes

Ginasta britânico é suspenso após zombar do Islã

smith.jpg

O ginasta Louis Smith foi suspenso por dois meses pela federação britânica de ginástica depois de zombar do islamismo em um vídeo que chocou as pessoas no Reino Unido. Na gravação, o ginasta, que conquistou uma medalha de prata no cavalo com alças na Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto, aparece bêbado fingindo fazer uma oração ao lado do amigo e também ginasta Luke Carson.

Smith foi obrigado a pedir desculpas publicamente, mas isso não o livrou da punição.

?Procedimentos disciplinares formais foram conduzidos em função do recente vídeo que mostra o comportamento dos ginastas britânicos Loius Smith e Luke Carson, que representava uma potencial violação das normas de conduta?, informou a federação britânica de ginástica.

Luis Smith islã

Carson não recebeu a mesma suspensão, pois foi levado em consideração o histórico do ginasta. Mas ele recebeu uma reprimenda da federação que valerá por dois anos. Se ele voltar a violar as normas de conduta, pode vir a ser suspenso.

– Como guardiões da integridade e dos valores do esporte, não tivemos escolha a não ser levar esse caso para um painel independente para analisar a questão. Como os dois indivíduos demonstraram remorso pelo incidente, esperamos que no futuro eles usem suas redes de uma forma a causar um impacto positivo no esporte e na comunidade – disse a diretora executiva da federação britânica, Jane Allen.

No vídeo, além das brincadeiras, Louis também fala em ?60 virgens?. Reprimido por um fã que dizia que isso não tinha graça, ele respondeu que tinha sim. Carson disse que tudo não passou de uma brincadeira, mas autoridades do islã criticaram a postura dos atletas.

– Eles deviam se desculpar imediatamente. Nossa fé não é para ser zombada. Nossa fé é para ser celebrada e acho que as pessoas ficarão ofendidas – disse Mohammed Shafiq, da Fundação Ramadã, em entrevista ao jornal britânico ?The Sun?.