Cotidiano

Gilmar Mendes viaja com Temer, mas falta ao funeral de ex-presidente português

gilmar-mendesLISBOA ? Apesar de ter embarcado para Portugal no avião presidencial com Michel Temer, numa viagem cujo objetivo era participar do funeral do ex-presidente português Mário Soares, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não compareceu a nenhuma atividade relacionada às cerimônias fúnebres do português. O funeral de Mário Soares aconteceu nesta terça-feira. Temer permaneceu cerca de 10 horas em território português e já embarcou de volta ao Brasil.

Temer Portugal

Durante a manhã, Temer se encontrou com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O ex-presidente José Sarney participou do encontro. A reunião era dirigida a chefes de delegações ? além estiveram presentes o presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Shultz, e o rei da Espanha, Felipe VI.

O funeral foi realizado durante a tarde, com a presença de delegações estrangeiras. Temer, Sarney e o ministro Eliseu Padilha participaram da cerimônia. Apenas Gilmar Mendes faltou.

O GLOBO procurou o Hotel Ritz, onde a comitiva brasileira esteve hospedada. Segundo informações da recepção do hotel, Gilmar não estava no quarto. Questioanda, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), ligada à Presidência da República, informou que o ministro do STF não compareceu à cerimônia funerária, apesar de este ter sido o único objetivo da viagem presidencial. O órgão não confirmou se Mendes embarcou para o Brasil com Temer.

Gilmar Mendes é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que nos próximos meses deve julgar o pedido de cassação da chapa formada por Dilma Roussef e Michel Temer na eleição de 2014. O julgamento pode destituir Temer da Presidência da República.

Procuradas, as assessorias do TSE e do ministro Gilmar Mendes não responderam até a publicação desta reportagem.