Cotidiano

Gilmar Mendes é o relator do segundo inquérito contra Aécio no STF

BRASÍLIA ? O ministro Gilmar Mendes será o relator do segundo pedido de inquérito feito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Além do tucano, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou à corte indícios também contra o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Na semana passada, Gilmar determinou a abertura do primeiro inquérito contra Aécio, também a pedido de Janot. Menos de 24 horas depois, o ministro determinou a suspensão das investigações contra o tucano, diante de argumentos apresentados pela defesa. Agora, o relator precisará decidir se abre ou não o segundo inquérito.

Os dois pedidos de abertura de inquérito foram encaminhados ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no STF. No entanto, Teori não viu ligação dos casos com o esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. Ele pediu para ser escolhido um novo relator para cuidar das petições. Gilmar foi sorteado.

Os indícios contra Aécio, Paes e Sampaio tratam de suposta camuflagem de dados do Banco Rural para esconder o mensalão mineiro. Para Teori, esse caso tem ligação com o inquérito aberto por Gilmar contra Aécio, sobre desvios de dinheiro em Furnas para o pagamento de propina ao tucano. Os dois pedidos de inquérito foram feitos a partir de indícios surgidos na delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS).