Cotidiano

Gilmar Mendes critica gestores públicos: ?Responsabilidade fiscal não é pauta de direita ou de esquerda?

RIO ? Em palestra no Rio nesta segunda-feira, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Trubunal Federal (STF), criticou a falta de responsabilidade dos gestores públicos e os erros cometidos em políticas econômicas que levaram o país à situação de recessão. Gilmar comentou a influência da economia na política e disse que o enriquecimento das legendas com recursos desviados não é ?menos ilícito do que o enriquecimento próprio?. Na última sexta-feira, o estado do Rio declarou estado de calamidade pública em função da crise financeira.

? Responsabilidade fiscal não é pauta de direita ou de esquerda. Cabe a todos envolvidos com o Poder Judiciário e a toda sociedade pensar no que está sendo feito no Brasil, para que a gente entenda o porquê dessa crise no país e estejamos sempre atentos às políticas econômicas para que os erros não voltem a ser repetidos. É um esforço conjunto que precisa ser feito para mudar o modelo econômico que colocou o Brasil nesta crise ? afirmou o ministro em palestra na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

Gilmar afirmou que o grande desafio da Justiça atualmente é criar e discutir mecanismos de controle do sistema econômico do Brasil. Ele criticou o que chama de ?capitalismo de partido?. Para o ministro, o ?sistema político brasileiro? está viciado:

? No Brasil há certa aceitação quando o dinheiro desviado vai para as contas de um partido, como se isso fosse menos ilícito do que enriquecimento próprio a partir de contas públicas. Não há isso na Constituição e em nenhum texto. É uma prática que viciou o sistema político brasileiro.

No evento, Gilmar Mendes lançou a 11ª edição do livro ?Curso de Direito Constitucional?, escrito em parceria com o subprocurador-geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco. Também participaram da palestra o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Gustavo Binenbojm, e o desembargador e diretor-geral da Emerj, Caetano Ernesto da Fonseca Costa.