Cotidiano

Gilberto Gil tem alta de hospital e confirma show no Rio

RIO ? Gilberto Gil teve alta de mais uma internação no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Dessa vez, o cantor e compositor deu entrada na unidade na última sexta-feira, dando continuidade ao tratamento para insuficiência renal a que se submete mensalmente. A notícia foi antecipada pelo Blog do Moreno.

Em seu Facebook, Gil confirmou a apresentação da turnê “Dois amigos, um século de música”, ao lado de Caetano Veloso, marcada para dia 30 de outubro, domingo, no Rio de Janeiro. Na semana passada, o músico também reclamou dos rumores sobre seu estado de saúde. “E pros boatos: fora daqui!”, disse.

No início de outubro, Gil conversou com o GLOBO sobre sua série de internações, iniciada em fevereiro. Ele disse, bem humorado: ?já entrei nos eixos?. O compositor explicou que foi diagnosticado com uma insuficiência renal combinada a uma insuficiência cardíaca. Gilberto Gil – fb

O longo período de internações que vem enfrentando ao longo do ano também foi motivo de inspiração. O cantor e compositor fez uma música para a cardiologista que o assiste, Roberta Saretta, integrante da equipe de Roberto Kalil, no hospital Sírio-Libanês.

Submetido a uma biópsia do coração, para aprofundar as pesquisas sobre sua insuficiência renal, Gil escreveu versos como: ?Ela mandou arrancar/ Quatro pedacinhos do meu coração/ Depois mandou examinar/ Os quatro pedacinhos/ Um para saber se há um depósito/ De proteínas esquisitas lá/ Um para saber se as pequeninas/ São assassinas e podem matar/ Um para saber se estou curado/ Com os remédios que ela me deu/ Um é pra saber se estou errado por ter juntado meu destino ao seu?.

Flora Gil, mulher do cantor, publicou em seu Instagram um vídeo com o músico baiano ensaiando trecho da nova canção, na qual Gil menciona ainda, sobre Roberta: ?Ela é médica e tem todo direito/ De arrancar o que quiser de mim/ Eu que estou como qualquer sujeito/ Sujeito a dar defeito de coisa assim/ Doença, mal, moléstia, enfermidade/ Até saudade, até saudade pode ser?. Veja o vídeo abaixo.

Gil compondo pós doença