Cotidiano

Gilberto Gil é internado novamente em São Paulo

RIO – O cantor e compositor Gilberto Gil foi internado nesta sexta-feira no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O motivo, segundo sua assessoria de imprensa, é a realização de exames e a continuidade do tratamento de sua insuficiência renal. O músico, que vem sentindo náuseas devido à medicação, ficará em observação pelo menos até segunda-feira. No dia 7 de setembro, ele havia tido alta pela última vez.

No início de outubro, Gil conversou com o GLOBO sobre sua série de internações, iniciada em fevereiro. Ele disse, bem humorado: ?já entrei nos eixos?.

? O tratamento deve prosseguir por mais um mês, mas estou bem. A única sequela que ainda sinto é que os medicamentos me tiraram o paladar, isso ainda não voltou. Mas já retomei a minha ginástica, estou me sentindo muito bem ? contou Gil na ocasião.

O compositor explicou que foi diagnosticado com uma insuficiência renal combinada a uma insuficiência cardíaca. O tratamento tem exigido internações com periodicidade mensal, mas que não interromperam a intensa agenda do artista ao longo do ano ? ocupada sobretudo por sua turnê “Dois amigos, um século de música”, que ele faz com Caetano Veloso.

No fim de agosto, ele adiou uma apresentação no Rio, no Metropolitan, por ter sentido náuseas devido à medicação ? mas o show foi remarcado para o dia 30 de outubro.

O longo período de internações que vem enfrentando ao longo do ano também foi motivo de inspiração. Segundo revelou o colunista do GLOBO Jorge Bastos Moreno em seu blog, o cantor e compositor fez uma música para a cardiologista que o assiste, Roberta Saretta, integrante da equipe de Roberto Kalil, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Submetido a uma biópsia do coração, para aprofundar as pesquisas sobre sua insuficiência renal, Gil escreveu versos como: ?Ela mandou arrancar/ Quatro pedacinhos do meu coração/ Depois mandou examinar/ Os quatro pedacinhos/ Um para saber se há um depósito/ De proteínas esquisitas lá/ Um para saber se as pequeninas/ São assassinas e podem matar/ Um para saber se estou curado/ Com os remédios que ela me deu/ Um é pra saber se estou errado por ter juntado meu destino ao seu?.

Flora Gil, mulher do cantor, publicou em seu Instagram um vídeo com o músico baiano ensaiando trecho da nova canção, na qual Gil menciona ainda, sobre Roberta: ?Ela é médica e tem todo direito/ De arrancar o que quiser de mim/ Eu que estou como qualquer sujeito/ Sujeito a dar defeito de coisa assim/ Doença, mal, moléstia, enfermidade/ Até saudade, até saudade pode ser?.