Cotidiano

Gestores mineiros conhecem soluções de Itaipu

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, recebeu as autoridades e fez uma explanação geral sobre a empresa e suas principais ações

Foz – Representantes do programa de mobilidade elétrica de Minas Gerais estiveram na Itaipu para conhecer os projetos da empresa nessa área. A comitiva foi liderada pelo diretor presidente da Companhia Energética de Minas Gerais, Mauro Borges Lemos, e pelo diretor presidente do Conselho de Desenvolvimento de MG, Marco Antônio Castello Branco. 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, recebeu as autoridades e fez uma explanação geral sobre a empresa e suas principais ações. Em seguida, a comitiva seguiu para o galpão G-5, onde são montados os veículos elétricos. Ali, o engenheiro Celso Novaes, coordenador do programa VE, apresentou um histórico e os principais resultados em quase dez anos da iniciativa. 

Em seguida, dirigiram-se ao Parque Tecnológico Itaipu, onde conheceram o Centro de Mobilidade Elétrica Inteligente, o projeto de baterias e armazenamento de energia, o Laboratório de Sistemas Elétricos e o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás. 

O objetivo da visita foi conhecer de perto quais as soluções que podem ser aplicadas no Sistema de Mobilidade de Baixo Carbono. O projeto consiste na implantação, na Cidade Administrativa, de demonstrativo de mobilidade inteligente de baixo carbono, que disponibilizará veículos elétricos que circularão entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e os prédios públicos da Cemig, Codemig, Fapemig, Palácio da Liberdade e BDMG, por exemplo, na região central de Belo Horizonte.

O projeto é resultado de uma parceria celebrada entre o governo de Minas e o Centro de Excelência e Inovação na Indústria de Mobilidade que, por sua vez também é parceira de Itaipu no Mob-i. “A ideia é que não precisemos repetir o que já foi feito por Itaipu. Queremos ver em que ações poderemos ser complementares”, afirmou Castello.