Cotidiano

Gestores buscam R$ 3 milhões à educação ambiental

Santa Helena – A Itaipu Binacional, por intermédio do Coletivo Educador dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3, Linha Ecológica e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu reuniu os gestores de educação ambiental da região oeste do Paraná em Santa Helena ontem, para um encontro de formação.

Conforme a gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, Leila Alberton, é necessário o nivelamento com os gestores ambientais o que envolve, além das reuniões de planejamento e alinhamento, trabalhos de formação.

Ao todo são seis encontros, três de planejamento e validação e três de formação, o que reverte na liberação de recursos para serem aplicados nos municípios, segundo a gestora ambiental de Foz do Iguaçu, Rosani Borba. Segundo Mauri Schneider, são quase R$3 milhões disponíveis.

Foi aplicado o módulo que compreende o resgate de educação ambiental para levar ao entendimento do processo que propõe à potencialização das ações em cada município. O Tratado de Educação Ambiental, Carta da Terra, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estiveram em pauta, segundo o coordenador da Linha Ecológica, Mauri Schneider.

O módulo de integração e histórico da educação ambiental, as linhas de educação e os documentos que norteiam as ações no país, estão sendo conduzidos pela equipe de gestores ambientais de Foz do Iguaçu, com suporte do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e Itaipu Binacional.

O trabalho de gestão, defesa, e proteção do meio ambiente é muito importante, segundo o assessor especial da Diretoria de Coordenação, Sérgio Paulo de Oliveira. “Temos que melhorar a condição de trabalho dos gestores ambientais”, frisa.