Cotidiano

Gestão austera será marca de Bruning em Três Barras

Peemedebista foi eleito com 3.924 votos, 49,38% do total, no dia 2

Três Barras – A crise que atinge a economia brasileira alcança em cheio também as prefeituras, principalmente as de menor porte. O prefeito eleito de Três Barras do Paraná, o peemedebista Hélio Bruning, sabe disso e já tem na ponta da língua a estratégia que empregará a partir de janeiro do ano que vem. “Teremos de economizar e adotar medidas para elevar a arrecadação. Só assim, além de enxugamentos inevitáveis, para que a máquina pública possa ser gerida com o mínimo de viabilidade”.

Bruning garante que a gestão fará a sua parte para bem gerir o dinheiro do contribuinte. O número de secretários será reduzido durante toda a administração, principalmente no início. O prefeito eleito afirma já pensar em alguns nomes, porém o anúncio será feito apenas no fim do ano.

Os primeiros meses da gestão de Hélio Bruning deverá contar com secretários apenas em áreas que ele considera fundamentais. São elas: educação, saúde, ação social e finanças. O segundo escalão será tocado com a colaboração de funcionários de carreira. “Farei uma gestão austera. Diversos setores precisam funcionar melhor e, para fazer frente a novos compromissos, a administração precisará funcionar de maneira muito eficiente”.

Agricultor de família tradicional do município, Hélio Bruning afirma que seu governo vai tratar a todos com respeito, sem qualquer distinção. Para elevar a receita, uma das estratégicas do prefeito será aumentar o retorno do ICMS Ecológico. O município conta com um parque que gera dividendos, entretanto longe do que realmente poderia.

O fortalecimento do caixa virá também com a valorização de empresas locais, com incentivos e com ações que possam gradualmente potencializar os resultados da agricultura e pecuária. O peemedebista entende que, mesmo com todas as medidas que precisará adotar no início da gestão, serão necessário pelo menos seis meses para que o seu programa de governo comece a ser colocado em prática.

Agilidade

No setor da saúde pública, conforme o prefeito eleito, a meta será fazer com que as decisões, atendimentos e principalmente resultados ocorram em tempo curto.

“Não dá para esperar quando o que está em jogo é a vida das pessoas. Toda a equipe será informada e capacitada para que os procedimentos, todos eles, ocorram de forma rápida e de olho em resolutividade e bem-estar dos pacientes”, segundo o peemedebista.

Diálogo

Além de gerir o dinheiro público com austeridade, o futuro governo de Três Barras do Paraná terá o diálogo fácil com todos os segmentos locais como característica. Segundo Hélio Bruning, o foco será a realização de uma administração com o envolvimento de todos. “O patrão é o povo. Temos de ouvi-lo e colocar em prática o que ele considera importante para que o município cresça, ofereça oportunidades e compartilhe prosperidade”. O prefeito eleito também vai priorizar a geração de empregos. Um dos caminhos para isso, afirma ele, será a construção de novos barracões industriais e de casas populares.

Relação de respeito

O prefeito eleito de Três Barras do Paraná foi vereador na gestão de 1997 a 2000. Depois, de 2001 a 2008, foi vice-prefeito. Devido à sua passagem pelo Legislativo, Hélio Bruning aprendeu a importância desse poder e sua colaboração para o futuro do município. “A relação do meu governo com os vereadores será de respeito. Todos queremos e trabalhamos pela mesma coisa, que é o desenvolvimento local”, afirma.

O vice-prefeito eleito, Waldir Antonio Todescatto, o Dantinho, também conhece a fundo os trabalhos do Legislativo. Hélio Bruning nasceu em Três Barras, tem 49 anos, é casado e pai de uma filha. Ele é agricultor da região conhecida por Barra Bonita. Na eleição do último dia 2 de outubro ele fez 3.924 (49,38%) votos e derrotou dois oponentes, o ex-prefeito Valdir Martinazzo e o vereador Nerceu de Souza. A coligação de Bruning é formada pelo PMDB, PSDB, PV e PPS.